Hortolândia realiza vacinação contra Febre Amarela em empresas da cidade

População em geral pode se vacinar em qualquer uma das cinco UBSs do município, de segunda a sexta-feira, ou nas USFs, conforme escala

Para ampliar a oferta da vacina contra Febre Amarela, a Prefeitura de Hortolândia realiza a imunização de funcionários de diversas empresas da cidade. Equipes das unidades de saúde vão até as fábricas e aplicam a vacina nos trabalhadores que ainda não estavam imunizados. Com isso, a Prefeitura garante a proteção a um maior número de pessoas. A população em geral pode se vacinar, de segunda a sexta-feira, em uma das cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ou de acordo com o calendário abaixo numa das USFs (Unidades de Saúde da Família). O horário de aplicação desta vacina nas unidades de saúde é das 8h às 12h. A medida garante maior acesso da vacina à população, uma vez que Hortolândia é considerada área de risco ampliado para a doença.

Desde janeiro, 24.666 mil pessoas foram vacinadas em Hortolândia. Neste ano, a Prefeitura registrou três notificações de Febre Amarela, sendo que todas foram descartadas após exames. A proteção contra Febre Amarela sempre foi oferecida, gratuitamente, na rede pública de saúde, sendo prioritária para pessoas que viajam para áreas onde há transmissão da doença. Em abril de 2017, a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica) classificou Hortolândia como área de risco ampliado, com a recomendação de que toda a população da cidade seja vacinada. A Prefeitura, desde então, reforçou a oferta da vacina, inclusive com ações realizadas aos finais de semana.

Para receber a imunização nas unidades de saúde, é necessário levar carteira de vacinação e comprovante de endereço ou documento que comprove vínculo de emprego na cidade. Já para a vacina nas empresas, apenas o documento de identidade é solicitado. Não devem ser vacinadas crianças menores de nove meses, mães que amamentam, gestantes e idosos, além de pessoas com baixa imunidade, com exceção daquelas que receberam orientação médica para isso.

Unidades de Saúde com oferta diária da vacina (das 8h às 12h)

UBS Rosolen

UBS Novo Ângulo

UBS Nova Hortolândia