Prefeito visita obra da UBS Jd. Amanda, que será entregue em 60 dias

Construção é realizada pelo Governo Estadual em terreno da Prefeitura, por meio do programa Saúde em Ação

Uma unidade básica de saúde completa, com equipamentos modernos, instalações amplas e confortáveis, com profissionais qualificados, começa a funcionar, em 60 dias, no Jardim Amanda. O prefeito Angelo Perugini visitou, nesta quarta-feira (13/06), o canteiro de obras da UBS Jd. Amanda. A unidade recebe investimento de R$ 3,5 milhões do programa Saúde em Ação, do Governo Estadual, por meio de parceria com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e está em construção na avenida Brasil, em um terreno da Prefeitura. Com a entrega da obra, a Prefeitura garantirá melhores condições de atendimento à população e economia aos cofres públicos. Atualmente, a UBS do bairro funciona num prédio comercial locado e adaptado, na avenida Brasil.

Com oito consultórios médicos, recepção ampla, sistema de ar condicionado e monitoramento em tempo real por câmeras de segurança, a UBS Jardim Amanda será entregue com todos os móveis e equipamentos necessários. A capacidade de atendimento é de 12 mil pessoas. “Em breve, receberemos as chaves deste prédio e vamos iniciar a preparação para a inauguração. Este momento é de ansiedade muito grande, vemos um sonho sendo realizado. Será uma unidade de saúde moderna, completa, com profissionais treinados para atuar no atendimento aos pacientes. Vamos oferecer mais conforto e qualidade ao munícipe”, destacou Perugini.

De acordo com a técnica do programa Saúde em Ação, Paula Bertoluci, que esteve em Hortolândia para acompanhar a visita ao canteiro de obras, 17 empresas fornecedores iniciam, em um mês, a entrega de diversos materiais essenciais para o funcionamento da UBS. São macas, autoclaves, geladeira para vacinas, câmara fria, móveis e utensílios variados. “Também faremos dois treinamentos para servidores da Prefeitura, um sobre serviço e humanização e outro sobre prontuário eletrônico”, destacou. O sistema de prontuários é um dos destaques desta unidade, uma vez que será 100% informatizado.

“Será um ganho muito grande para a saúde de Hortolândia a entrega desta unidade de saúde. Ela irá reforçar a política de atenção básica desenvolvida no município, com foco na saúde da família”, enfatiza a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi, que também participou da visita, junto com o prefeito.

UBS São Sebastião

Outra unidade de saúde como esta está em obras no Parque das Figueiras. É a UBS São Sebastião, que também teve sua obra vistoriada pela comitiva, nesta quarta-feira. Para esta construção, o Governo do Estado investe R$ 3,4 milhões. A obra segue o mesmo modelo da UBS Jd. Amanda: será entregue equipada, mobiliada e com aplicação de treinamento aos servidores da Prefeitura que atuarão no local. A previsão é que o prédio fique pronto no final deste ano, quando começa o processo de preparação para a inauguração.