Reajuste salarial de servidores da Prefeitura será de 1,56%

Percentual de aumento concedido aos trabalhadores totaliza 5,41% neste ano

A Prefeitura de Hortolândia concederá reajuste salarial de 1,56% aos servidores municipais. O reajuste será aplicado a partir de 1º de maio para ser pago aos mais de 5 mil servidores da Administração Municipal na folha de pagamento prevista para 30 de maio. Desde o início do mês, a Prefeitura mantém diálogo com o STPMH (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Hortolândia) para definir o reajuste anual concedido aos funcionários públicos todo mês de maio, data base da categoria. De acordo com a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal, o índice é compatível com o orçamento da Prefeitura. A Administração Municipal também se compromete em manter o diálogo com os trabalhadores sobre outros benefícios, como plano odontológico, cesta básica e plano de saúde.

O reajuste anual é um compromisso do governo do prefeito Angelo Perugini, que mantém suas obrigações com o funcionalismo público sempre em dia. Com este reajuste, o percentual de aumento concedido aos servidores neste ano totaliza 5,41%: em janeiro, a Prefeitura fez o pagamento da quinta parcela, de seis, do acordo de reposição salarial referente aos anos de 1998 a 2004, um acréscimo de 3,79%.

Em maio do ano passado, a Administração concedeu reajuste salarial anual de 4,56% aos trabalhadores, valor pago integralmente. Além de manter os salários dos servidores em dia, a Prefeitura pagou antecipadamente a 1ª e 2ª parcela do 13º salário e já havia feito, em janeiro de 2017, o pagamento da quarta parcela do acordo de reposição de perdas salariais.

Em seus governos anteriores, Perugini devolveu aos servidores direitos retirados no passado: reposição anual dos salários (em 2005, os trabalhadores municipais estavam há 10 anos sem reajuste), cesta básica, vale-transporte, plano de saúde. Também foi no governo Perugini que a Prefeitura implantou a Escola de Gestão, para garantir formação aos trabalhadores, e o Plano de Carreira, que será retomado com a participação dos servidores.

Participação

A Prefeitura trabalha para ampliar as políticas públicas em favor do funcionalismo público municipal com a participação do servidor. No mês de março, realizou a eleição do Conselho Municipal de Política e Administração de Pessoal e de dois Colegiados: de Planejamento e Gestão do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento, e de Planejamento e Gestão do Programa de Avaliação e Desempenho. A ação permitirá a retomada do Plano de Carreira.

Junto com o Hortoprev (Instituto de Previdência de Hortolândia), a Prefeitura concluiu o censo dos servidores para conhecer melhor o perfil dos trabalhadores. Mais que contar, o objetivo do censo é entender as necessidades dos mais de cinco mil servidores e, de forma conjunta, trabalhar itens como retomada do plano de carreira, aposentadoria segura, formação continuada, política habitacional, promoção da saúde, segurança no trabalho, dentre outros.