Conselho Municipal Antidrogas volta a funcionar

Membros tomaram posse, nesta terça-feira (24/04); órgão de apoio a usuários de drogas e familiares volta a atuar graças ao apoio da Prefeitura

O Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas Antidrogas) volta oficialmente a atuar em Hortolândia. Os conselheiros para o biênio 2018 e 2019 tomaram posse, na noite desta terça-feira (24/04), em cerimônia realizada no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade), no Remanso Campineiro. Cerca de 70 pessoas participaram do evento, dentre elas o vereador Luiz Carlos Rossini, de Campinas; vereadores de Hortolândia e os secretários Régis Athanázio Bueno (Inclusão e Desenvolvimento Social) e Carlos Augusto César (Governo), que representou o prefeito Angelo Perugini. A retomada das atividades do Conselho é apoiada pela Prefeitura de Hortolândia.

Formado por 16 integrantes titulares e 16 suplentes, o Comad atuará em duas frentes principais, prevenção e recuperação, com o desafio de “integrar e coordenar a participação de todos os segmentos sociais do município, de modo a assegurar a máxima eficácia das ações a serem desenvolvidas no âmbito da prevenção e redução do uso indevido de drogas”, conforme explica o servidor da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, Antônio Munhoz Machado, responsável pela articulação do projeto.

“De agora em diante, será estabelecido um diálogo permanente entre a sociedade e governo. O Comad será facilitador na formulação de políticas públicas antidrogas”, destacou o secretário Régis Bueno.

Metade dos conselheiros, indicada pelo poder público, é oriunda do Conselho Municipal de Defesa da Criança e Adolescente e das seguintes secretarias municipais: Inclusão e Desenvolvimento Social; Educação, Ciência e Tecnologia; Governo; Assuntos Jurídicos; Saúde; Cultura, Esportes e Lazer; e Segurança. A outra metade é formada por representantes da sociedade civil organizada, tais como a OAB-Hortolândia (Ordem dos Advogados do Brasil), a PM (Polícia Militar), a Igreja Católica (Pastoral da Sobriedade), o Grupo de Apoio ao Tabagismo, o Conselho Tutelar, o Conselho do Idoso, o CCSP (Centro Comunitário São Pedro) e Igrejas Evangélicas. Entidades especializadas na área, como Narcóticos Anônimos e Alcoólicos Anônimos, atuarão como apoiadoras.

A primeira reunião de trabalho está marcada para esta quinta-feira (26/04), às 15h, na Casa dos Conselhos, no Remanso Campineiro. Na pauta estão criar o Regimento Interno do Comad, planejar as atividades do grupo e definir quem atuará na gestão (presidência, vice-presidência e secretarias).

Criado no Brasil em 1998, pelo Governo Federal, no município o órgão de apoio a usuários, ex-usuários e familiares ressurge no texto da lei 3.429, de 23/11/2017, publicada na edição 129 do Diário Oficial Eletrônico do Município de Hortolândia (http://www.publicacoesmunicipais.com.br/eatos/#visualizador;p=43374;src=s).

Veja onde buscar ajuda em Hortolândia:

Comad de Hortolândia

R. Alberto Gomes, 18, Jd. das Paineiras

(19) 3909-4440

CapsAD

(Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas)

R. João Fructuoso Miranda Filho, 460, Pq. Ortolândia

atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h