Hortolândia se prepara para a temporada de estiagem deste ano

Prefeitura participa nesta terça-feira (17/04) da Oficina Preparatória para Operação Estiagem

A Prefeitura de Hortolândia participa, nesta terça-feira (17/04), da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem. A atividade será realizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), em Mogi Guaçu. Devem participar 10 servidores municipais da Defesa Civil, órgão da Secretaria de Segurança, e das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Administração e Gestão de Pessoal. Além de Hortolândia, a oficina contará com representantes de municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e de outras regiões do estado.

A oficina terá, no período matutino, palestras sobre legislação de Defesa Civil, dentre outros temas. Já à tarde, o Corpo de Bombeiros ministrará treinamento para formação de brigadas de incêndio. O gerente da Defesa Civil, Iluide Carbonero, destaca que na oficina é também apresentado aos municípios o plano de contingência estadual da operação deste ano. A oficina é uma atividade realizada anualmente.

O período de estiagem, marcado pelas estações outono e inverno, é propício para a ocorrência de incêndios, que contribuem para a piora da qualidade do ar e podem afetar a saúde. “Por conta disso, a Defesa Civil monitora a baixa umidade relativa do ar durante esta época do ano”, saliente Iluide Carbonero. O gerente do órgão solicita para que as pessoas não façam queimadas e orienta a população a beber água.