Beleza de orquídeas atrai visitantes à exposição gratuita

Mostra de espécies, promovida pela Prefeitura, vai até domingo (08/04), no Centro de Convivência da Melhor Idade Remanso Campineiro

O perfume e o colorido das orquídeas encantou os visitantes que foram ao CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) Remanso Campineiro, nesta sexta-feira (06/04), dia de abertura da I Mostra de Orquídeas de Hortolândia. O evento, que se estende pelo final de semana, é promovido pela Prefeitura, por meio de parceria entre a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social e o orquidicultor e expositor sumareense Sérgio Scantamburlo. A exposição gratuita acontece, das 8h às 17h, na Rua Euclides Pires de Assis, 200, no Remanso Campineiro.

A mostra é bastante variada, com mais de 10 espécies. Há flores terrestres, como as exuberantes Cimbidiuns, e aéreas, como as rajadas Vandas. Porém, a maior variedade é mesmo de epífitas, isto é, orquídeas que crescem em árvores ou fixadas em galhos, como as Cattleyas (“queridinhas dos brasileiros” e símbolos desta flor), as duráveis Phalaenopsis (uma das mais comercializadas), as Denphal (muito usadas em decoração), as perfumadas Chocolates (Cherry-baby), as Oncidiuns (também conhecidas como Chuva de Ouro ou bailarinas), as pequeninas Dendrobiuns, as exóticas Brassias (orquídeas-aranhas) e as tricolores Colmanaras. Há também exemplares raros, como as Bulbofiluns, que fogem às características das demais.

Apaixonado pelas flores, Scantamburlo as cultiva no bairro Taquara Branca, em Sumaré, na divisa com Hortolândia. Pacientemente, acolhe os visitantes e os orienta, oferecendo dicas sobre plantio, cultivo e como mantê-las floridas e saudáveis. Explica o que caracteriza esta flor tão bela e diversificada: duas pétalas, três sépalas e um labelo ou miolo. Segundo ele, atualmente, há 35 mil espécies de orquídeas, sendo a Colômbia o país com o maior número delas e o Brasil, o quarto colocado em espécies encontradas na natureza.

Entre os visitantes estava o casal Maria Rosa de Moura Spigolon, de 72 anos, e Camilo Luiz Spigolon, de 75 anos. Juntinhos, passeavam encantados entre as variedades. “Lindo! Deveria ter mais vezes esta exposição. Não sabíamos que o cultivo era por aqui, na região”, afirma Maria Rosa. “Ótimo passeio”, comenta Camilo. Os dois cultivam cinco vasos da flor em casa.

De acordo com o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Ananias José Barbosa, a Mostra permite aos visitantes tanto a oportunidade de inclusão e fortalecimento de vínculos sociais, quanto de entrar em contato com a ideia de empreendedorismo e as ferramentas para atuar neste mercado. Além disso, para os habituais frequentadores do CCMI e seus convidados, transmite a noção de que, em tempos de crise, é preciso ser criativo, sendo que o espaço do Centro pode ser usado para diversas atividades, sejam de lazer e entretenimento, sejam formações educacionais, dentre outros.

SERVIÇO:

I Mostra de Orquídeas de Hortolândia

Dia: 06 a 08/04/18, sexta-feira, sábado e domingo

Hora: 8h às 17h

Local: Centro de Convivência da Melhor Idade Remanso Campineiro, na Rua Euclides Pires de Assis, 200