Prefeitura amplia segurança viária em cruzamentos da av. Brasil

Prolongamento de canteiro central em diversos trechos exige mais cuidado dos motoristas durante conversão

Mais um cruzamento na avenida Brasil, no Jardim Amanda, recebe ações de melhoria viária. Desta vez, a Prefeitura de Hortolândia está em ação no trecho de esquina com a rua Tarsila do Amaral. No local, o canteiro central será prolongado, o que exigirá mais atenção e cuidado dos motoristas nas curvas. A mesma medida foi aplicada no cruzamento da avenida Brasil com a rua Princesa Isabel. Para complementar estas intervenções, alguns cruzamentos receberão semáforo nas próximas semanas, disciplinando melhor o fluxo de veículos, aumentando a segurança de motoristas e pedestres e prevenindo acidentes.

Na última semana, a Secretaria de Mobilidade Urbana também atuou no cruzamento da avenida Santana com a rua Cecília Meireles. Parte do canteiro central foi removido, proporcionando o alargamento da via. Com mais espaço, agora é permitido aos veículos que seguem pela rua fazer conversão à esquerda na avenida, ação que até então era proibida, além de possibilitar o bloqueio do cruzamento com a rua Euclides da Cunha, local considerado crítico para acidentes de trânsito.

As ações para aumentar a segurança viária foram anunciadas pelo prefeito Angelo Perugini, em fevereiro, com objetivo de reduzir em 20% as ocorrências no trânsito. Entre as medidas estão reforço na sinalização, fiscalização por radar, novos semáforos, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul), serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil.

Estas iniciativas foram definidas após a elaboração de um estudo inédito sobre acidentes de trânsito, com base num levantamento realizado pelo Grupo de Segurança Viária, comitê composto por representantes de secretarias municipais e de diversas entidades ligadas à segurança no trânsito. O estudo aponta que, de janeiro a dezembro do ano passado, foram 1.265 ocorrências de trânsito; 223 tiveram vítimas feridas, 26 fatais. Todos os meses aconteceram mortes no trânsito em Hortolândia. O Jardim Amanda é o bairro hortolandense onde mais acontecem acidentes, sendo que a avenida Santana concentrou 139 ocorrências entre janeiro e dezembro de 2017.