Prefeitura ajusta viário da avenida Santana para melhorar segurança

Cruzamento com a rua Cecília Meireles será liberado para conversão à esquerda; já esquina com a rua Euclides da Cunha será fechado

O Jardim Amanda recebe, nesta semana, mais uma ação de trânsito com objetivo de reduzir o índice de acidentes na cidade. Desde a terça-feira (13/03), a Prefeitura de Hortolândia trabalha no canteiro central da avenida Santana, com remoção de parte do trecho de grama proporcionando alargamento da via no cruzamento com a rua Cecília Meireles. Com mais espaço, será permitido aos veículos que seguem pela rua fazer conversão à esquerda na avenida, ação que atualmente é proibida. Além disso, com esta permissão é possível fechar o acesso à esquerda no trecho de cruzamento da rua Euclides da Cunha, local considerado crítico para acidentes de trânsito.

As ações para aumentar a segurança viária foram anunciadas pelo prefeito Angelo Perugini, em fevereiro, com objetivo de reduzir em 20% as ocorrências no trânsito. Entre as medidas estão reforço na sinalização, fiscalização por radar, novos semáforos, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul), serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, além de trabalhos educativos com apoio e participação da sociedade civil.

Estas iniciativas foram definidas após a elaboração de um estudo inédito sobre acidentes de trânsito, com base num levantamento realizado pelo Grupo de Segurança Viária, comitê composto por representantes de secretarias municipais e de diversas entidades ligadas à segurança no trânsito. O estudo aponta que, de janeiro a dezembro do ano passado, foram 1.265 ocorrências de trânsito; 223 tiveram vítimas feridas, 26 fatais. Todos os meses aconteceram mortes no trânsito em Hortolândia.

O Jardim Amanda é o bairro hortolandense onde mais acontecem acidentes, sendo que a avenida Santana concentrou 139 ocorrências entre janeiro e dezembro de 2017. Nesta via, foram registradas cinco mortes relacionadas à acidentes no trânsito, neste período. São mais vítimas fatais do que aquelas ocorridas nos trechos de rodovias que passam pela cidade: na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre de Proença (SP-101), foram quatro mortes no ano passado e na Rodovia dos Bandeirantes, três mortes.