Prefeitura põe para funcionar portal de serviços à população

Objetivo é agilizar a emissão e o acompanhamento de documentos

A Prefeitura de Hortolândia coloca para funcionar na internet o portal Fácil Hortolândia, https://facil.hortolandia.sp.gov.br. A plataforma é uma ação da Administração para agilizar o atendimento à população.

O portal foi desenvolvido pelo Departamento de TI (Tecnologia da Informação), vinculado à Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. “Com essa plataforma, a Prefeitura dá um importante passo para modernizar e desburocratizar serviços oferecidos aos munícipes”, destaca o secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Junior.

Após passar por um período de testes, o portal Fácil Hortolândia começou a funcionar em outubro de 2017. Para utilizá-lo, é necessário fazer cadastro. Por enquanto, a população já pode solicitar, por meio do portal, a emissão da ficha informativa, feita pela Secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica. Antes, de acordo com Prataviera Junior, a solicitação tinha que ser feita presencialmente na secretaria, localizada na Prefeitura. Agora, o munícipe pode fazer a solicitação e acompanhar o andamento pelo portal.

A ficha informativa é um documento que contém dados sobre um imóvel (residencial ou comercial), tais como localização, zoneamento, finalidade e uso. O documento deve ser solicitado antes de dar entrada na Prefeitura em qualquer processo de regularização ou construção, e anexada ao processo quando protocolado. A ficha também é necessária para solicitar ligação de água ou energia elétrica em um imóvel. De acordo com o Departamento de TI, o portal já recebeu 500 solicitações de ficha informativa.

DOAÇÕES

Por meio do portal também é possível fazer doações ao FUMCRIA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente), pelo qual são captadas doações para entidades assistenciais do município cadastradas no CDMCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).

O próximo passo, de acordo com o secretário Prataviera Junior, é disponibilizar, em breve, a emissão de outros tipos de documentos, como alvarás e certidões. Além disso, o Departamento de TI informa que já iniciou, junto às secretarias municipais, levantamento de quais serviços que podem ser disponibilizados aos munícipes no portal.