Prefeitura quer Hortolândia referência nacional em Educação

Durante entrega de uniformes e material escolar, nesta segunda-feira (19/02), prefeito Angelo Perugini destacou investimentos na área

Todo recurso usado em educação é investimento, destacou, nesta segunda-feira (19/02), o prefeito Angelo Perugini, durante cerimônia de entrega de uniformes e materiais escolares na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Profª Rosimar Bertão Gomes, no Jd. Minda. “Numa cidade de 212 mil habitantes, as crianças não podem mais ficar pelas ruas. Nós, pais, não sabemos o que pode acontecer com elas. Por isso, sonho em fazer de Hortolândia a primeira cidade do Brasil a implantar a escola de tempo integral em toda a rede municipal. Ainda não temos recurso para isso, mas tudo começa pelo sonho e conto com vocês para realizar mais este comigo”, afirmou Perugini, relembrando as campanhas de implantação de asfalto e esgoto na cidade, em seus primeiros mandatos. Além da creche, o prefeito visitou hoje outras duas unidades: a Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jd. São Pedro e a Emef Profª Maria Célia Cabral Amaral, no Jd. Amanda II.

Até o final deste mês, cerca de 24,6 mil crianças, jovens e adultos serão beneficiados com a entrega dos kits. O investimento da Administração Municipal com os uniformes é de R$ 1,5 milhão e com os kits escolares, R$ 3,2 milhões.

No município, o programa Escola de Tempo Integral já funciona em seis escolas e será implementado em outras nove, ainda neste ano, beneficiando 2.419 mil alunos. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) desenvolvam o programa, atendendo 4.210 alunos. A iniciativa oferece a alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões.

Durante a conversa com dezenas de pais e responsáveis, o prefeito destacou ainda outros projetos em andamento, nos quais conta com a participação popular. Um deles é o da coleta seletiva, porta a porta, “processo educativo da população” que será implantado em março, em três bairros, em caráter experimental, e posteriormente será levado para todo o município. Outro é o do IPTU Zero, que garante créditos para quitação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) toda vez que o munícipe cadastrado no programa compra na rede de lojas credenciadas. “De onde vem o recurso para comprar uniformes e material escolar? Da própria população. É uma conquista do povo de Hortolândia. Vem do imposto que vocês pagam. Por isso, é importante participar do programa, se cadastrar e usar o cartão nos comércios do município não só para receber os descontos, mas também para ajudar a desenvolver a cidade”, ressaltou.

“Nossa escola cidadã precisa de pais e mães comprometidos. Não é só o poder público que tem que fazer as coisas”, afirmou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes. “Juntos vamos fazer a rede municipal de Hortolândia ser referência para todo o Brasil, como nos pediu o prefeito”, convidou. Moraes aproveitou a ocasião para destacar a importância da entrega de uniformes e material escolar de qualidade aos matriculados na rede. “É um cuidado com os nossos alunos. Uniforme representa segurança, identidade, igualdade e também respeito, uma identidade social.”

Com dois filhos em escolas públicas, um deles na escola municipal, a dona de casa Camila de Amorim, reconhece a ajuda que é para a família receber os itens. “Eu estou desempregada e meu marido faz ‘bico’. Recebemos o Bolsa-Família. De onde tiraria dinheiro para comprar material ou roupa? É uma boa ajuda, sim”, reconhece a mãe de Kaleb, de 4 anos, e Hadassa, de 14 anos. “Eles gostam da nova merenda. Meu menino está até aprendendo a comer frutas, como a melancia, que ele gosta muito”, comenta. Pai de quatro crianças, o segurança Nílson Barbosa da Silva, se empolgou com o programa IPTU Zero. “Eu trabalho em Campinas, mas tenho gastos grandes aqui na cidade. Gostei da fala do prefeito. Quero ajudar a desenvolver minha cidade. Estou muito satisfeito com a entrega dos uniformes e dos materiais. Como tenho quatro filhos, se tivesse que comprar material, o gasto seria de uns R$ 800”, afirma.

Investimento em qualidade

Neste ano, a Prefeitura entrega nas escolas municipais kits de material já montados, o que agiliza o processo de distribuição aos estudantes. Antes, os materiais eram comprados em lote, o que exigia a montagem de cada conjunto. Ao todo, são 13 kits individuais diferentes, além de agenda diária para todos os estudantes. Todos os materiais foram avaliados e aprovados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Entre os itens distribuídos estão lápis de cor e de escrever, borracha, cadernos variados e tesourinha sem ponta, de acordo com a idade e a série do aluno. Com esta ação, a Administração Municipal reafirma o compromisso assumido em 2005, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini, de garantir material escolar gratuito e de qualidade, de forma integral, para atender os alunos ao longo de todo o ano.

A Prefeitura comprou também itens de uso coletivo, que serão entregues para as escolas. São diversos tipos de papéis, como sulfite, canson, cartolina e crepon, por exemplo, além de durex e demais materiais usados como apoio às atividades pedagógicas. Estes produtos, normalmente, são incluídos na lista de material escolar. Com a entrega gratuita, a economia proporcionada às famílias é ainda maior.

Além da agenda e dos materiais de uso individual e coletivo, a Prefeitura distribui também uniformes de verão: duas camisetas e uma bermuda, confeccionados pelas aprendizes do curso de Costura Industrial. A novidade fica por conta das cores do conjunto. As roupas são em branco e azul, numa composição de visual leve e moderno. A previsão é que os uniformes de inverno sejam entregues em maio.