Prefeitura intensifica Agenda Verde, inclusive aos finais de semana

Seis bairros da cidade, além do Parque Ambiental Remanso das Águas, receberam serviços entre o sábado (3/2) e a segunda-feira (5/2)

A Prefeitura de Hortolândia continua com ações da Agenda Verde nas cinco regiões da cidade. A retirada de entulhos descartados irregularmente em terrenos e ruas da cidade foi realizada no sábado (3/2) ao redor da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) no Jardim Primavera. Terrenos e ruas do Jardim Boa Esperança também receberam a ação.

Nesta segunda-feira (5/2), o serviço continuou no Boa Esperança, Orestes Ongaro, próximo a USF (Unidade de Saúde da Família) do bairro e na avenida Rio Paranapanema. No bairro Recanto do Sol, as principais ruas também tiveram os materiais descartados irregularmente recolhidos pela Prefeitura.

“Pedimos a colaboração da população para não descartar irregularmente lixo e entulho nas ruas e terrenos da cidade. Precisamos de todos para combater esse problema. O descarte ilegal é crime ambiental e pode resultar em multas que variam de R$ 160, 43 até R$ 32.068, 00. Denúncias de descarte irregular podem ser feitas por meio do whatsapp (19) 99976-1840”, explica o diretor do Departamento de Serviços Urbanos, Renato Sarto.

PODA DO MATO

Também nesta segunda-feira, receberam a poda do mato o Parque Ambiental Remanso das Águas e as praças do Jardim Minda e Primavera. Na Vila São Pedro, o serviço aconteceu próximo a Escola Estadual Professora Maria Rita Araújo Costa.

AGENDA VERDE

Criada pelo prefeito Angelo Perugini, a Agenda Verde – Mutirão de Limpeza e Zeladoria tem como objetivo mobilizar a população de Hortolândia a participar e ajudar o poder público na solução de problemas sociais e econômicos provocados pelo descarte irregular e ilegal de entulhos nas calçadas, terrenos baldios e áreas verdes. De março a outubro do ano passado, foram realizadas ações de educação ambiental e conscientização, por meio de palestras com a população, além do plantio de ávores.

Nesse período, a Prefeitura recolheu aproximadamente 12 mil toneladas de lixo e entulho descartados irregularmente nas cinco regiões da cidade. As ações da Agenda Verde continuam, diariamente, nos bairros da cidade.

COLETA SELETIVA

A partir de março, a coleta seletiva de lixo porta a porta é mais uma ação da Agenda Verde para Hortolândia. Inicialmente, a coleta seletiva porta a porta atenderá moradores dos bairros Parque Ortolândia, Firenze e do condomínio Golden Park. A meta é atender toda a cidade, gradativamente. Para colaborar com a coleta seletiva porta a porta é muito simples. Na hora de descartar o lixo, o morador deve separar tudo o que pode ser reaproveitado como papel, vidro, plástico e metal. O material reciclável deve ser colocado em um mesmo saco ou recipiente para ser recolhido pelo caminhão da coleta seletiva, que passará na porta da casa do morador, uma vez por semana. Em breve, a Prefeitura divulgará o dia da coleta seletiva nos bairros que receberão o serviço.