Prefeitura orienta crianças a empinar pipa com segurança

Tema é abordado pela Guarda Municipal no projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer”, voltado para alunos de 5º ano do Ensino Fundamental

Uma das brincadeiras que as crianças mais gostam é empinar pipa. A diversão se transforma em perigo quando elas tentam retirar as pipas presas na fiação da rede elétrica. Essa situação também causa queda no fornecimento de energia e consequentes transtornos para a população. A Prefeitura orienta  crianças a empinar pipa com segurança, por meio do Programa “Bem me Quer, Paz Se Quer”.

Parceria entre as Secretarias de Segurança e de Educação, Ciência e Tecnologia, o projeto é destinado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio de aulas, ministradas por guardas municipais, o projeto orienta e conscientiza os estudantes sobre cidadania, uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas e suas consequências, tolerância, bullying, entre outros temas.

A GM e coordenadora do projeto, Adriana Herdeiro, salienta que uma das orientações é empinar pipa em lugares abertos, afastados da rede elétrica e de vias com trânsito intenso de veículos. Nesses locais, segundo ela, as crianças estão menos sujeitas a sofrer atropelamentos.

Outra recomendação citada pela coordenadora é para que as crianças evitem entrar em casas e propriedades de terceiros para pegar pipas que tenham caído nesses lugares. “Nessas situações, as crianças podem sofrer acidentes, como serem atacadas por cachorros”, alerta Adriana.

Outro tópico abordado é o cerol. A coordenadora explica que o objetivo é conscientizar alunos, pais e famílias sobre os riscos e a proibição de usar a substância. “O cerol corta como navalha. Por isso, trabalhamos com a ideia que o uso da substância pode causar ferimentos e acidentes fatais em pessoas e animais”, destaca.