Prefeitura começa a enviar carnês do IPTU 2018

Vencimento da primeira parcela ou da cota única é no dia 28 de fevereiro

A Prefeitura de Hortolândia começa a enviar, via correio, os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2018 nas residências dos contribuintes. A previsão é que os carnês cheguem às casas dos moradores até o dia 15 de fevereiro. Serão emitidos cerca de 60 mil carnês, segundo o secretário de Finanças, Pedro Galindo.

Neste ano, o tributo foi reajustado em 2,8%, valor referente ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A data de vencimento da primeira parcela ou da parcela única é no dia 28 de fevereiro. Quem optar pela parcela única tem desconto de 7%.

PEP

De acordo com o secretário de Finanças, a expectativa de arrecadação do IPTU 2018 é de R$ 36.800.000,00. Já o valor arrecadado do tributo em 2017 foi de R$ 33.100.000,00. O índice de inadimplência é de 30%. Por meio da arrecadação do IPTU, a Prefeitura tem mais recursos financeiros para investir em obras e serviços para a população.

Quem quiser se antecipar já pode imprimir o carnê no site da Prefeitura, http://www2.hortolandia.sp.gov.br/. Ao acessar o site, basta clicar em “2ª Via Impostos e Taxas Clique Aqui”, localizado no lado direito do site. O contribuinte irá para a página “Serviços ao Contribuinte”, http://smarapd.hortolandia.sp.gov.br:8080/tbw/loginWeb.jsp?execobj=ServicoHome. No menu, à esquerda, o contribuinte deve clicar em “2ª Via Carnê IPTU” e informar o número de inscrição do imóvel.

Para mais orientações e informações, o morador deve procurar o Setor de Atendimento da Prefeitura, no Paço Municipal Palácio das Águas, localizado na rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, Remanso Campineiro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A Prefeitura oferece o PEP (Programa Especial de Parcelamento), aprovado em 2017, aos moradores que desejarem ficar em dia com o tributo. O programa possibilita o parcelamento de impostos de anos anteriores a 2018 em até 120 vezes.

A Prefeitura também continua com o cartão IPTU Zero, ação que integra o Programa de Fortalecimento do Comércio Local da Prefeitura. Por meio do uso do cartão, o morador acumula créditos para quitar o imposto. A administração do cartão está a cargo da empresa DDTotal. Atualmente, cerca de 18 mil pessoas já tem o cartão, que pode ser usado em 170 estabelecimentos credenciados.

Quem ainda não tem o cartão, pode se cadastrar na Prefeitura ou em um dos 122 pontos de distribuição implantados na cidade. A lista completa dos locais pode ser conferida no site www.iptufacil.com.br ou no site da Prefeitura, www.hortolandia.sp.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site www.iptufacil.com.br.