Para receber vacina contra Febre Amarela é preciso comprovante de residência

Pessoas que trabalham na cidade também podem receber a dose da vacina desde que comprovem vínculo empregatício na cidade

A partir de agora, quem quiser receber a vacina contra a Febre Amarela deve apresentar comprovante de residência. A Prefeitura de Hortolândia adota a medida com o objetivo de ter um melhor controle da cobertura vacinal contra a doença no município.

Pessoas que trabalham na cidade também podem receber a vacina. Para isso, elas devem apresentar algum documento que comprove o vínculo empregatício em Hortolândia.

Desde esta semana, a Prefeitura ampliou a oferta de vacinas contra Febre Amarela nas USFs (Unidades de Saúde da Família). A única exceção é a USF do Jardim São Sebastião, onde a oferta começará em fevereiro. Com isso, a Administração reforçou os pontos de vacinação que já funcionavam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Confira no quadro abaixo o calendário e as unidades de saúde municipais onde a aplicação da vacina é realizada.

Nos últimos dias, a Prefeitura tem registrado grande demanda nas unidades de saúde do município de pessoas em busca da vacina, em razão da divulgação de casos confirmados da doença em outras cidades.

O secretário-adjunto de Saúde, Luís Carlos Casarin, destaca que em Hortolândia a situação está sob controle. “Trata-se de um surto localizado em áreas rurais, o que não é o caso do município. Neste ano e em 2017, não tivemos registros de casos suspeitos ou confirmados de Febre Amarela em humanos, nem foram identificados macacos mortos com suspeita ou confirmação da doença na cidade”, salienta.

Casarin ainda explica que oferta da vacina é permanente e que não há necessidade de formação de filas. A vacina continuará a ser oferecida ao longo do ano nas UBSs e nas USFs.

PROTEÇÃO

Desde o ano passado, Hortolândia atende a recomendação da GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica) para que toda a população seja vacinada. Antes, a vacina era oferecida gratuitamente para quem viajava para áreas de transmissão da doença. Apesar da necessidade de se proteger estar intensificada devido à recente morte de macacos da região, a vacina contra Febre Amarela sempre foi ofertada pela rede básica de saúde, gratuitamente.

A vacina contra Febre Amarela é contra-indicada para gestantes, mães que amamentam e bebês com menos de nove meses. Apenas uma dose é capaz de oferecer proteção pela vida toda.

Confira abaixo o calendário e as unidades de saúde municipais onde a aplicação da vacina contra af ebre amarela é realizada:

Unidade de Saúde

Dia e horário