Convênio com Governo Federal garante verba para reforma do hospital

Projeto prevê cerca de 2,5 milhões para troca do telhado e reforma da fachada

A Prefeitura de Hortolândia e o governo federal firmaram convênio para liberação de recursos financeiros destinados à reforma do Hospital Municipal Governador Mário Covas, localizado no Jd. Mirante. Aproximadamente R$ 2,5 milhões, provenientes de emenda parlamentar, serão investidos na troca do telhado e adequação da fachada. O prefeito Angelo Perugini formalizou o documento na quinta-feira passada (28/12). Com a assinatura do convênio junto à Caixa Econômica Federal, o montante está garantido. Agora, a Prefeitura prepara projeto básico e orçamentos para a obra. A documentação será analisada pela instituição financeira para que o município possa licitar o serviço.

De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, estes documentos serão protocolados na Caixa em fevereiro. A partir da aprovação, a Prefeitura estima que a licitação aconteça em seis meses. A obra tem prazo de execução de 12 meses. Para a garantia do investimento, o Ministério da Saúde aprovou a documentação prévia para o convênio, dando parecer favorável em todos os quesitos, inclusive engenharia. Com isso, o município tem o montante garantido por meio de emenda parlamentar da deputada Ana Perugini.

O projeto prevê troca de toda estrutura metálica que sustenta o telhado do hospital, substituição das telhas de fibrocimento por telhas galvanizadas com isolamento térmico, além da implantação de calhas e condutores para escoamento da água da chuva. A obra é necessária uma vez que o Hospital nunca teve a estrutura de cobertura reformada, em cerca de 15 anos de funcionamento, o que causa constantes problemas de infiltração e goteiras. Na fachada, o projeto contempla a instalação de revestimento nas paredes externas, recuperando o visual desgastado pelo tempo. O material de forração que será implantado é composto por lâminas de alumínio fosco, aplicado sobre as pastilhas. Além de proporcionar conforto técnico, o material tem alta resistência e promove amortecimento acústico, diminuindo o impacto de ruídos externos.

“O hospital passa por uma reestruturação, com investimentos tanto na qualidade do atendimento quanto na melhoria das instalações. Esta reforma é uma das etapas do novo modelo de gestão da unidade de saúde. Estamos cuidando do hospital, para que ele ofereça melhores condições de atender a nossa população”, afirma o prefeito.

Um novo Hospital

Além desta obra, a Prefeitura pretende ampliar e reformar a recepção do hospital e criar um acesso coberto para veículos. A obra, que está orçada em R$ 300 mil, possibilitará que o acesso de automóveis seja próximo da nova porta de entrada, local onde haverá cobertura externa, protegendo os pacientes que chegam à unidade de atendimento nos dias de chuva. Agora, a Administração Municipal busca recursos para executar a obra.

O compromisso da Prefeitura de Hortolândia no desenvolvimento de ações para melhoria na área da saúde transforma o Mário Covas em um novo Hospital. Desde que o governo do prefeito Angelo Perugini assumiu a Administração Municipal, em janeiro de 2017, a equipe da Secretaria de Saúde conseguiu reverter o quadro de abandono em que o Hospital se encontrava. Hoje, a população tem atendimento médico de qualidade, num ambiente com mais conforto, com equipamentos modernos e instalações adequadas.

A unidade emergencial ganhou novos serviços e a reestruturação do atendimento garante mais organização e segurança na realização dos procedimentos. A compra de novos equipamentos possibilitaram a ampliação do número de leitos. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico, como a chegada de equipamento de videolaparoscopia, são outras ações que fazem a diferença no atendimento.