Prefeitura mobiliza homens no combate à violência contra mulher

Campanha Laço Branco teve início em novembro e continuará em 2018

Hortolândia registra, em média, 35 casos mensais de violência contra a mulher. Para mudar essa realidade, a Prefeitura realiza a Campanha Laço Branco e envolve os homens na luta pelo fim da violência contra a mulher. O trabalho, iniciado em novembro deste ano pelo Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres, continuará em 2018, com o apoio do Conselho Municipal de Defesa e Direitos das Mulheres de Hortolândia.

Esta é a primeira vez que a Campanha do Laço Branco é realizada em Hortolândia. Por meio dela, a Prefeitura realiza ações e atividades para conscientizar os homens, de todas as faixas etárias, pelo fim da violência contra a mulher. São realizadas rodas de conversas mensais em todas as regiões da cidade. Nos encontros, os homens discutem como combater a violência contra a mulher no dia a dia e aprendem sobre as atitudes que caracterizam o ato de violência.

O CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher), inaugurado em março, registrou no primeiro semestre deste ano, uma média de 35 casos de violência doméstica por mês.

“Esta é uma ação voltada para a conscientização dos homens em diferentes contextos. A partir desta campanha, desejamos orientar e mobilizar a população masculina pelo fim de todos os tipos de violência, seja física, psicológica, sexual, patrimonial, moral e feminicídio”, afirma Tereza Godinho, diretora do Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres.

A Campanha Laço Branco está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens pelo fim da violência contra a mulher.

A campanha é um símbolo adotado por um grupo de canadenses como lema para que jamais seja cometido um ato violento contra as mulheres. No Brasil, a campanha foi lançada oficialmente em 2001. Em Hortolândia, em novembro deste ano.

“A Campanha Laço Branco tem como princípio a prevenção e o enfrentamento à violência contra a mulher. Ela afirma e reafirma o compromisso e a sensibilização de homens pelo fim da violência contra a população feminina. É uma ação permanente e exige envolvimento de toda população”, explica Tereza.

ORIGEM DA CAMPANHA

Em dezembro de 1989, um homem entrou armado na Faculdade de Engenharia da Universidade de Montreal no Canadá e assassinou 14 estudantes feministas. O crime, que ficou conhecido como o “Massacre de Montreal”, mobilizou a opinião pública daquele país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres.

Assim, um grupo de homens canadenses se organizou para mostrar às pessoas que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa violência, foi então que instituíram a Campanha do Laço Branco.