Novo Centro de Fisioterapia começa a funcionar

Durante inauguração, nesta quinta-feira (14/12), prefeito Angelo Perugini convidou população a ser parceira nos cuidados com o bem público

A Prefeitura de Hortolândia inaugurou, nesta quinta-feira (14/12), o novo prédio do Centro de Reabilitação Física “Monica Cristina Blanco”. Localizado na rua Benedito Manduco de Souza, no Jd. das Paineiras, atrás do Open Shopping, o prédio conta com amplo espaço físico, acessível a pessoas com mobilidade reduzida, além de completa estrutura para atendimento dos pacientes que precisam de reabilitação física. Cerca de 800 pessoas passam pelo local, semanalmente. A inauguração contou com a presença do prefeito Angelo Perugini, que destacou a importância de preservar o espaço público como gesto de cidadania.

“É importante termos um ambiente apropriado para o atendimento aos pacientes, mas também funcionários zelosos, que cuidam com respeito e carinho das pessoas. Com o trabalho que realizamos na Prefeitura queremos conquistar o coração da população, para que entendam que são cidadãos e precisam, também, dar sua contribuição. Uma sociedade só é digna quando as pessoas contribuem e participam do desenvolvimento. Precisamos envolver os pacientes, convidando para que zelem pelo espaço. Mais que recuperar o físico das pessoas, a entrega do Centro de Fisioterapia vai recuperar a alma e o compromisso de cada um com a cidade”, enfatizou Perugini.

“Hoje, temos um lugar bom e agradável para o atendimento dos pacientes de fisioterapia, resultado do resgate de uma dívida por termos, até então, um prédio com escadaria para atender quem tem problemas de mobilidade. Agora, com atendimento em um único pavimento, em salas amplas e confortáveis, vamos oferecer mais qualidade nos serviços prestados”, destacou o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Darci Pinheiro, a entrega do novo prédio demonstra as melhorias que a atual administração tem realizado na saúde. “Vemos claramente o quanto as unidades de saúde e o atendimento estão melhorando. Nossa população fica feliz com isso. O Conselho de Saúde acredita na prosperidade da nossa cidade”, afirmou.

Instalações adequadas

Nas novas instalações, os pacientes de reabilitação são atendidos em salas individualizadas, garantindo maior privacidade durante o tratamento. Ao todo, são 10 box equipados com macas. Há, ainda, três salas específicas para fisioterapia respiratória. Além disso, há uma sala especialmente preparada para atendimento de pessoas em tratamento neurológico, como vítimas de AVC (Acidente Vascular Cerebral): como estes pacientes precisam de atenção especializada, o atendimento será em um ambiente específico, de 80 metros quadrados.

“Outro diferencial é a recepção. No prédio antigo, não havia espaço para aguardar pelo atendimento. Agora, temos uma recepção grande, com ar condicionado e todo conforto que a população merece. Nosso novo prédio é um lugar digno, bonito e acolhedor”, disse a coordenadora da unidade, Rosemary Mendes.

Saúde é prioridade

A área da saúde é prioridade no governo do prefeito Angelo Perugini. Desde o início do ano, quando assumiu a Prefeitura, a atual gestão trabalha com o objetivo de colocar a saúde para funcionar. O Hospital Municipal é exemplo deste trabalho e está de cara nova: a reestruturação do atendimento garante mais organização e segurança na realização dos procedimentos. A compra de novos equipamentos possibilitou a ampliação do número de leitos de 66 para 73. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico são outras ações que refletem positivamente no serviço prestado à população no hospital. Neste ano, também foi reaberta a USF (Unidade de Saúde da Família) Jd. Amanda, que estava fechada há mais de um ano. Outras duas unidades de saúde estão em construção, em parceria com o Governo do estado, sendo uma no Jd. Amanda e outra no Jd. Novo Cambuí.