Muro de proteção evita avanço de erosão no Parque Orestes Ôngaro

Prefeitura realiza obras de sistema de drenagem no local

A Prefeitura de Hortolândia prossegue com o trabalho de implantação de sistema de drenagem no terreno do Parque Orestes Ôngaro onde existia uma erosão, conhecida como voçoroca. Nesta semana, o serviço se concentra nna construção de um muro, que servirá para conter a força da água da chuva e evitar que a enxurrada cause uma nova erosão no solo. A implantação do sistema de drenagem está estimado em R$ 228 mil, e será concluída ainda neste ano.

O local onde antes existia a voçoroca teve a erosão contida graças ao aterro do terreno. No entanto, a obra é necessária para que, no futuro, a situação não se repita. O trabalho atende uma recomendação do Ministério Público para que a localidade receba uma solução definitiva.

De acordo com informações da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, além do muro que está sendo erguido, o terreno recebeu tubos de drenagem em uma área de 115 metros lineares. Estas estruturas vão captar a água da chuva, evitando que a enxurrada forme corredores no barranco de terra, fator que predispõe o solo às voçorocas. “A água da chuva desce pelos tubos até este muro, onde bate com força na parede, mas é direcionada para as laterais. Assim, mesmo onde não existirá tubulação, a erosão será evitada”, explica a diretora do Departamento de Obras, Sandrelene Didone Fagnani.