Emeb Interlagos abriga estrutura modelo de educação integral

Escola oferece salas de odontologia, enfermagem, consultório médico, além de salas de leitura, vídeo, biblioteca, laboratório de ciência e salão de dança

Os moradores da região do Jardim Interlagos ganharam, neste domingo (06/11), a primeira unidade educacional de Hortolândia que atende a uma política completa de educação integral. Com uma estrutura moderna, a escola abriga salas de odontologia, enfermagem, consultório médico, leitura, informática, além de biblioteca, sala de vídeo, casa de bonecas, salão de dança e laboratório de ciências.

“De uns anos para cá, o sistema mudou muito. Antes, as mães tinham tempo de ficar com os filhos enquanto os pais trabalhavam. Hoje, as mulheres assumiram um papel importante no mercado de trabalho e os filhos precisam de cuidados especiais. Então, precisamos continuar esse projeto e construir mais escolas em tempo integral  nos próximos anos”, destacou o prefeito Angelo Perugini durante a o evento de inauguração da Emeb.

A educação em período integral permite construir uma política de ensino, além da oferecida em sala de aula, com a proposta de formar artistas e cientistas munidos de conhecimento cultural. Além do ensino formal, as crianças participam de atividades de teatro, xadrez, música e acompanhamento pedagógico.

Atualmente, Hortolândia conta com cinco escolas que atende os alunos durante o dia todo: CCE (Centro de Convivência Educacional) Carlos Vilela, Jardim Nossa Senhora de Fátima, CCE João Calixto, no Jardim Nova Boa Vista, CCE Viva Mais, no Jardim Santa Clara, Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Zilda Arns, Jardim Stella e a Emeb Jardim Interlagos, inaugurada no domingo.

“Hortolândia avança em todas as áreas, e a educação acompanha essa evolução. Estamos caminhando para construir uma cidade de referência em desenvolvimento humano”, complementa o prefeito.

A Emeb Interlagos tem capacidade para atender 550 alunos dos quatro meses aos 11 anos de idade. “A inauguração dessa escola é um marco na história de Hortolândia. A preocupação da Administração é trabalhar a integralidade da criança oferecendo atividades que complementem a educação regular”, afirma a secretária de Educação de Hortolândia, Sandra Fagundes Freire.

São 10 salas de Educação Infantil e 12 salas de Ensino Fundamental. O espaço ainda conta com sala de amamentação, salas de banho e brinquedoteca. “Posso trabalhar tranquila. Sei que minhas filhas estarão em boas mãos. A escola é linda e os professores são excelentes. Fico feliz em saber que as meninas terão acesso a atividades diferenciadas”, afirma Maria Edeni Cavalcante Ferreira, mãe das alunas Isabelly Ferreira e Rafaela Ferreira.

“Gosto muito de brincar e aprender nessa nova escola. Estou conhecendo muitas coisas novas”, afirma Isabelly, nove anos, aluna do 4º ano.