Formatura encerra atividades do programa de alfabetização de adultos

Mais de 300 pessoas participaram das aulas neste ano

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação, realiza, nesta sexta-feira (4/11), às 19h30, a cerimônia de encerramento da última turma de alfabetização do Projeto Interaja. O evento acontece na igreja Assembleia de Deus, Ministério de Belém, que fica na Rua 10, no Jardim Boa Esperança.

O Projeto InterAja – Interagindo Saberes é uma parceria entre Prefeitura, Ministério da Educação “Programa Brasil Alfabetizado” e Sociedade Civil. Neste ano, 300 alunos participaram da iniciativa.

O programa é destinado a jovens e adultos analfabetos a partir de 15 anos. Seu principal objetivo é reduzir o índice de analfabetismo no município.

A ação propicia o acesso à escolarização, permite o domínio da leitura e da escrita, assim como outros conhecimentos pertinentes ao desenvolvimento global do educando.

Para a secretária de Educação, Sandra Fagundes, a proposta intensifica a luta contra a exclusão social, o que permite às pessoas a condição de cidadãs autônomas dentro da sociedade. “O maior desafio é atender todas as demandas de aprendizagem do município. Este projeto é uma oportunidade de mostrar que não tem idade para voltar a estudar”, explica a secretária.

De acordo com a gestora local do InterAja, Marisa Capelassi, as aulas podem ocorrer nas comunidades. “São utilizados espaços como igrejas, associações e até mesmo residências”, explicou Marisa.

A secretaria de Educação proporciona o suporte como carteiras e cadeiras. O Ministério da Educação envia o material didático. O interessado deve ter envolvimento comunitário. O futuro educador recebe curso de formação com suporte pedagógico.

INSCRIÇÕES

A partir de segunda-feira (7/11), o programa está com as inscrições abertas para o ano de 2012. Os interessados em participar como educadores populares do InterAja ou como alunos devem procurar o Centro de Formação dos Profissionais em Educação Paulo Freire, na Rua Euclides Pires de Assis, 205, Remanso Campineiro, sala 1, das 14h às 18h.

O interessado deve levar cópia do RG, CPF, do certificado de conclusão do Ensino Médio, comprovante de residência e ter idade mínima de 16 anos. As aulas começam em fevereiro de 2012.

Os educadores populares são voluntários e recebem uma bolsa auxílio. O período letivo do curso de alfabetização é de oito meses e carga horária de 12 horas semanais.

O InterAja é um projeto integrado ao Brasil Alfabetizado aplicado pelo Ministério da Educação para pessoas que não sabem ler e escrever e tenham interesse na alfabetização. O programa existe em Hortolândia, desde 2005.

Orientações do MEC para participar da luta contra o analfabetismo:

• Incentivar pessoas não alfabetizadas a participar do projeto

• Conscientizar a população da importância do projeto

• Mobilizar pessoas da comunidade a abrir uma turma, na Igreja, no salão da sociedade de bairros, em ONGs ou entidades em geral

• Seja um Educador Popular