Inauguração do Centro de Artes Marciais reúne 1.500 pessoas

Prefeito Angelo Perugini entregou novo espaço esportivo para a população, sábado (16/09)

Após cinco anos de luta, a Prefeitura venceu mais um round e entregou para a população o Centro de Especialidades em Artes Marciais “Eliel Gomes”, localizado na Vila Real. O evento, realizado sábado (16/09), contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas.  O espaço, antes um terreno abandonado, agora abriga a mais recente conquista da comunidade esportiva de Hortolândia. O Centro de Artes Marciais começou a ser construído na segunda gestão do prefeito Angelo Perugini, em 2012.

“A história do nosso município mostra que Hortolândia é um Centro de Lutas. Tudo nesta cidade sempre foi conquistado com muita luta, individual, coletiva e em massa. Continuaremos juntos nessa luta por uma Hortolândia cada vez melhor para todos”, afirmou o prefeito, durante a cerimônia de inauguração.

A abertura do Centro garantirá o atendimento gratuito de 2 mil alunos para as modalidades de luta do projeto Escolinhas Esportivas. Atualmente, mais de mil alunos praticam este tipo de esporte.

“Essa inauguração representa uma vitória não só no âmbito esportivo, mas também no aspecto social. Queremos formar cidadãos e promover a inclusão social por meio do esporte para que o objetivo seja alcançado”, enfatizou o secretário de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco Raimundo da Silva.

Segundo a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, o espaço vai atender cerca de 150 alunos por hora, eliminando listas de espera para matrículas em diversas modalidades de luta.

O deputado federal Arlindo Chinaglia prestigiou a cerimônia de entrega do Centro. Chinaglia destinou a Hortolândia uma emenda parlamentar de mais de R$ 4 milhões para a Prefeitura iniciar a construção do Centro de Lutas.

“Quando vimos esse ginásio pronto, é sinal de que houve uma reivindicação. Reivindicar é a melhor forma de lutar. Houve reivindicação e conseguimos concluir este espaço. Esperamos que a juventude possa usufruir do local. Esperamos que este ginásio tenha um caráter educativo”, comentou Chinaglia.

O local, construído com ajuda de recursos do Governo Federal, tem estrutura moderna e mais de dois mil metros quadrados, além de cinco tatames. O Centro atende os requisitos para receber competições nacionais e internacionais.

“Tudo começou em 2012, ainda na gestão do Prefeito Angelo Perugini, com a ajuda do nosso amigo, o Deputado Arlindo Chinaglia. O bom lutador e a boa lutadora sabem que a honra e a humildade nos dão força. Praticar esporte nos ajuda a ser melhor. Trazer essa oportunidade a Hortolândia me deixa muito feliz”, disse a Deputada Federal Ana Perugini.

Além da estrutura para a realização dos treinos e competições, o espaço ainda terá academia, ginásio, sala para fisioterapia, consultório, sala de pesagem, salas para reuniões e palestras, alojamentos, recepção, coordenação, sala para autoridades, almoxarifado, depósito, cantina e sanitários. A construção contempla, ainda, cabines para Imprensa e arquibancadas no piso superior.

“Essa obra iniciou com o Prefeito Angelo Perugini e está sendo concretizada por ele. O objetivo é trazer sempre o desenvolvimento para a cidade. Não só a inauguração do Centro, mas, juntamente, com os vereadores estamos há nove9 meses buscando o desenvolvimento da nossa cidade em todas as áreas”, observou o secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafú.

ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL

O Centro oferecerá sete modalidades gratuitas de lutas para treinamento dos alunos iniciantes e de alto rendimento do projeto Escolinhas Esportivas: Muay Thai, jiu jitsu, judô, kung fu, karatê, taekwondo e capoeira.

Morador do Jardim Nova América, Henrique Azevedo, 12 anos, sonha em ser atleta profissional de karatê e vê na inauguração do Centro, uma oportunidade melhor, com boa estrutura para alcançar o objetivo.

“Treino karatê por gostar da arte e sonho em ser atleta profissional. Este Centro vai trazer melhor estrutura para nossos treinamentos”, comentou.

Durante a concentração dos alunos para o início das apresentações das sete modalidades, Marilene Anunciação da Rocha, moradora do Jardim Terras de Santo Antônio, estava acompanhada das filhas. Elas praticam muay thai e estão matriculadas no Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura. Marilene se mostrou empolgada com a entrega do local.

“Eu e minhas filhas praticamos esporte juntas. Nós nos ajudamos durante os momentos de cansaços. Há duas semanas estamos treinando e eu já pude sentir que obtive melhora na minha qualidade de vida”, comemorou.

“É mais um espaço que nós temos. Vai agregar para todas as artes marciais. Vai somar cada vez mais para Hortolândia. Temos uma estrutura melhor para trabalhar. Pensamos no futuro dos nossos atletas de alto rendimento, mas pensamos principalmente nas nossas crianças, queremos afastar elas das ruas e esse local é um incentivo a mais para a prática do esporte”, comentou Anderson Abel da Conceição, professor de taekwondo há 20 anos.

O Centro de Especialidades em Artes Marciais fica localizado na rua Brigadeiro Faria Lima, 410, Vila Real. O atendimento ao público começa nesta terça – feira (19/09), às 8h.