Obra em erosão do Parque Orestes Ôngaro prossegue

Nesta semana, Prefeitura instala poço de visita no trecho que recebe drenos para água da chuva

A implantação de sistema de drenagem no terreno do Parque Orestes Ôngaro, local onde antes existia uma voçoroca, erosão no solo causada pela força da água da chuva, prossegue com a criação de poços de visita. Instalados ao longo do trecho que terá drenos para água da chuva, os poços servirão para manutenção futura da estrutura. A Prefeitura de Hortolândia realiza a obra atendendo uma recomendação do Ministério Público para que a localidade receba uma solução definitiva para conter a voçoroca. Apesar de a erosão estar contida graças ao aterro do terreno, o sistema de drenagem é necessário para que, no futuro, a situação não se repita. O serviço está estimado em R$ 228 mil.

Os drenos serão enterrados em uma área de 115 metros lineares. Apesar de ser uma distância curta, o tamanho grande dos tubos de concreto faz com que o serviço seja mais lento. O prazo de execução da obra é de dois meses. De acordo com informações da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, no final destes tubos, haverá uma construção de alvenaria que reduzirá a velocidade da água. A instalação dos tubos e do muro de alvenaria evitará que a enxurrada forme corredores no barranco de terra, fator que predispõe o terreno às voçorocas.