Livro aborda questão do racismo na escola

Lançamento da obra, que tem o apoio da Prefeitura, será nesta quinta-feira (14/09), no auditório Andreia Boreli, no Remanso Campineiro

A pedagoga Caroline Felipe Jango, do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), lança em Hortolândia, nesta quinta-feira (14/09), às 19h, o livro “Aqui tem racismo: um estudo das representações sociais e das identidades das crianças negras na escola”, publicado pela editora Livraria da Física. O evento, que tem apoio da Prefeitura, acontece no auditório “Profª. Andreia Marise Borelli”, espaço da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia localizado na Rua Francisco Guimarães de Oliveira, 130, no Remanso Campineiro, próximo ao Fórum. O auditório tem capacidade para até 210 pessoas sentadas.

Caroline Jango é diretora adjunta de Desenvolvimento Comunitário do IFSP – Reitoria. Segundo resumo da obra, divulgado pela editora, o livro de 316 páginas é fruto da pesquisa de Mestrado em Educação, desenvolvida na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 2012, e busca “ampliar a discussão do racismo na educação levando em conta o olhar da criança sobre essa construção. Trata-se de um livro que visa aproximar o leitor das representações sociais que a criança negra constrói acerca da escola e de si em função do seu pertencimento racial. O trabalho pretendeu dar voz às crianças negras para entender como o racismo, ao qual elas são submetidas cotidianamente, afeta a construção da identidade delas”.

Segundo o diretor de Inovação, Ciência e tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, em breve, a pedagoga estará novamente em Hortolândia para compartilhar com cerca de 240 professores da rede municipal informações sobre a realização da pesquisa. “Ela virá falar conosco sobre o tema central do livro, que é tão importante para nós, e também sobre a metodologia empregada na pesquisa, realizada em escolas públicas da região, inclusive aqui de Hortolândia”, esclarece Amaro.