Professores do Ensino Fundamental fazem formação sobre “Avaliação”

Calendário Escolar da rede municipal agora tem, ao final dos bimestres, semanas reservadas para avaliação escolar

Cerca de 500 professores do 1º ao 5º ano da rede municipal participaram, entre os dias de 21 a 25 de agosto, de formação continuada sobre “Avaliação”. Esta é a segunda vez no ano em que os profissionais do Ensino Fundamental passam por formação sobre o tema. A primeira ocorreu no 1º semestre letivo, entre os dias 3 e 7 de abril. A iniciativa da Prefeitura é importante porque, pela primeira vez, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia fez constar no Calendário Escolar, ao final de cada bimestre, as “semanas de avaliação”.

As aulas foram ministradas por quatro coordenadores pedagógicos: Ângela Cristina Trainotti, Elede Andrea Toledo de Rezende, Carmem Sílvia Nunes Pessoa e Juliana Maria dos Santos Borelli. Na formação, os professores tiveram oportunidade de refletir sobre os diferentes instrumentos que devem ser utilizados, de forma que a avaliação considere toda a potencialidade dos alunos e não apenas o desempenho destes em avaliações escritas, ressalta a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Roberta Morais Diniz.

Professores que participaram da formação comentaram que, para ter sentido, a avaliação deve contribuir para melhorar a aprendizagem, sendo ponto de partida para novos planejamentos. Alguns ressaltaram a importância de envolver as famílias, por meio da conscientização da necessidade de acompanhamento dos estudos de seus filhos, enquanto outros destacaram que a revisão de conteúdos orientados pelos professores trouxe uma valorização maior do papel do professor e da escola na vida dos estudantes.

A ação beneficia diretamente os mais de 13 mil estudantes que cursam o Ensino Fundamental na rede municipal.