Academia Paulista de Letras realiza Prêmio Professor Escritor em Hortolândia

Concurso literário será realizado em parceria com a Prefeitura e patrocinadores

“Hortolândia, Território do Saber.” Este é o slogan do Prêmio Professor Escritor 2017, a ser realizado pela APL (Academia Paulista de Letras) no município, em parceira com a Prefeitura e dois patrocinadores, a revista Caras e a Unimes (Universidade Metropolitana de Santos). Podem participar professores, educadores e gestores das escolas municipais, em efetivo exercício das funções. Os trabalhos, inéditos e de ficção, poderão ser apresentados no formato de romance ou coletânea de contos, de crônicas ou de poesias. Cada autor poderá inscrever somente uma obra, optando por um dos formatos. As inscrições vão do dia 12 deste mês até 11 de outubro e deverão ser feitas no Portal da Prefeitura (www.hortolandia.sp.gov.br).

Inédito, o Prêmio foi anunciado em junho pelo próprio presidente da APL, o professor e escritor, Gabriel Chalita, durante a abertura do1º Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia, promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O objetivo é estimular os hábitos de leitura e de escrita, além de descobrir novos talentos da literatura. Ou, nas palavras do presidente da APL: “incentivar o professor a escrever, valorizar as histórias que nascem das experiências e da inspiração.” Segundo Chalita, “a Academia Paulista de Letras se sente honrada com essa parceria com a administração pública da cidade de Hortolândia”.

A iniciativa da APL de escolher Hortolândia para implantar o Prêmio se deu, após conversa com o prefeito Angelo Perugini e o secretário Fernando Moraes sobre projetos e ações na área da Educação. “É um reconhecimento pelo que estamos fazendo aqui”, ressaltou o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, durante reunião com educadores, nesta quinta-feira (31/08), no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) "Paulo Freire". O encontro, em que foram definidos os membros da Comissão Organizadora e Julgadora local, teve o objetivo de finalizar o Regulamento do concurso, que será publicado em breve no portal da Prefeitura. Na parceria estabelecida com a APL, cabe à Prefeitura organizar o concurso.

“O Prêmio Professor Escritor 2017 também representa uma valorização do corpo docente e da equipe pedagógica da Prefeitura, assim como um estímulo à produção de obras literárias”, acrescentou Amaro.

Além do reconhecimento público, os três primeiros colocados receberão dos patrocinadores os seguintes prêmios: um carro zero quilômetro e a edição de 1.000 exemplares da obra (1° lugar) e bolsas de estudos em curso de pós-graduação Lato Sensu ou de graduação em Educação, na modalidade à distância (uma para o 2° colocado e outra para o 3°).

Triagem e avaliação dos trabalhos

A obra a ser enviada deverá estar em Língua Portuguesa e ter entre 25 e 100 páginas. No Regulamento do Prêmio, os interessados conhecerão outros aspectos técnicos para o envio de trabalhos, tais como tipo de fonte, tamanho da letra e espaçamento de entrelinhas, dentre outros, bem como os critérios de avaliação.

Os trabalhos inscritos passarão por duas comissões avaliadoras. A primeira, local, é organizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, com profissionais da própria rede municipal de ensino que não se inscreveram no Prêmio. Será responsável por selecionar, até o dia oito de novembro, os finalistas a serem enviados para a avaliação da Academia.

A segunda Comissão Julgadora é da própria Academia Paulista de Letras. Caberá a ela escolher os três vencedores, até o dia 24 de novembro. A previsão é que os premiados sejam conhecidos até o dia 27 de novembro, quando haverá evento de premiação, em local a ser definido.