Estudantes da EJA têm palestras sobre como cuidar do verde e manter cidade limpa

Atividades de educação ambiental também mostram à comunidade diretrizes do programa Viva Mais e ações de proteção animal

A fim de promover na comunidade, sobretudo entre estudantes da rede pública de ensino, o respeito ao meio ambiente e a adoção de práticas saudáveis, a Prefeitura realizou, neste mês, palestras sobre a Agenda Verde, o Mutirão de Limpeza e Zeladoria desenvolvido desde março. Quatro delas foram voltadas aos matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos); sete, de abordagem mais lúdica, aos alunos do Ensino Fundamental, além das abertas à comunidade em geral e a estudantes de escolas estaduais.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a iniciativa beneficiou, somente em agosto, cerca de 3.800 pessoas, 855 em palestras convencionais e 2.923 nas abordagens lúdicas, passando pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Real; pela E.E. (Escola Estadual) Pastor Roberto Rodrigo de Azevedo e por sete Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) – Jd. Santiago, Jd. Nova Europa, Nicolas Thiago dos Santos Lofrani, Salvador Zacharias Pereira Jr, Profª. Marleciene Priscila Presta Bonfim, Caio Fernando Gomes Pereira e Jd. Amanda I (CAIC). A última deste ciclo aconteceu, na quinta-feira (24/08), às 19h, na Emef Jd. Amanda I (CAIC), para integrantes da EJA.

As palestras e abordagens lúdicas são ministradas pela equipe de educação ambiental do Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável. Um dos integrantes, o agente de educação ambiental, Ricardo Zanoni, aborda também temas correlatos, tais como mudança no estilo de vida, por meio da prática de exercícios e da ingestão de alimentos saudáveis, a busca de equilíbrio e o zelo por si mesmo e pela cidade; o perigo das queimadas e os danos causados tanto à flora, quanto à fauna e a posse responsável de animais domésticos.

Nas abordagens, para sensibilizar e despertar consciências, Zanoni costuma mostrar aos presentes itens recicláveis encontrados em calçadas, terrenos baldios, locais de descarte irregular, áreas verdes e quintais. O objetivo é mobilizar a população a participar, ajudando o poder público a manter a cidade limpa e saudável, sensibilizando a comunidade para que abrace a causa de uma cidade mais limpa e saudável, com melhores práticas, a cada dia. As duas políticas públicas enfocadas, o programa Viva Mais e a Agenda Verde, levantam a bandeira ambiental atrelada à qualidade de vida.

Palestras podem ser agendadas

Interessados nas palestras de educação ambiental devem escolher o dia da semana de preferência e enviar mensagem para a equipe de educação ambiental do Meio Ambiente: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Outras informações podem ser obtidas com Neide Martins ou Rodrigo Oliveira (19) 3845-1149.