Prefeitura pesquisa uso de tecnologia em escolas municipais

Levantamento online será feito até quatro de setembro com profissionais da educação

Como as escolas municipais usam a tecnologia a favor do processo de ensino-aprendizagem? Para encontrar respostas para esta e outras questões, a Prefeitura de Hortolândia realiza, até o dia quatro de setembro, pesquisa com os profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. A iniciativa, do Departamento de Inovação, Ciência e Tecnologia, começou a ser implementada na última sexta-feira (25/08), quando professores, educadores, coordenadores pedagógicos e gestores de unidades escolares receberam, via e-mail ou pelo aplicativo WhatsApp, link para responder, por meio da ferramenta “Google formulários”, às questões propostas.

A pesquisa online propõe 33 questões, dentre elas as seguintes: Qual a frequência das atividades realizadas com uso de computador/tablet no cotidiano escolar? Na sua escola, como funciona o acesso sem fio à internet (wifi)? Há recursos tecnológicos em sua escola para o trabalho pedagógico com alunos com deficiência? Você faz uso de computador portátil, tablet ou celular no cotidiano escolar? Quais principais fatores que o impedem ou dificultam o uso das tecnologias no processo pedagógico? De que forma você aprendeu a utilizar recursos tecnológicos? Você conhece/utiliza outras tecnologias educacionais, tais como ensino híbrido, sala de aula invertida ou gameficação?

O objetivo é identificar a infraestrutura, o uso e a apropriação da tecnologia nas escolas da rede municipal de ensino, por meio da prática pedagógica e da gestão escolar.

Para o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia, Felipe Amaro dos Santos Neto, realizar a pesquisa é fundamental para nortear ações futuras da Secretaria. “É importante saber onde estamos com o uso da tecnologia em sala de aula e conhecer nossos professores e educadores. A pesquisa é essencial para poder implementar projetos, formações e demais atividades, de acordo com a realidade da nossa rede. A tecnologia não está só no uso do computador ou de um tablet. Quem hoje em dia não tem um celular com acesso à internet? Quem não faz uso de, pelo menos, uma rede social?", indaga o diretor. “Nossos alunos já nascem com a tecnologia na mão. São nativos digitais. Temos que estar preparados para ensiná-los como usar a tecnologia a seu favor, onde pesquisar, o que postar, até onde expor informações”, explica.

Sensibilização

Para sensibilizar a equipe quanto à importância da ação, foi realizada, no dia 22 deste mês, reunião com gestoras para a apresentação da enquete. O encontro aconteceu no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, no Remanso Campineiro.