Projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer” recomeça em seis escolas

Iniciativa da Prefeitura beneficiará mais 530 alunos municipais, neste semestre

A Prefeitura retoma, nesta segunda-feira (14/08), as atividades do projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer”, realizado em parceria pelas secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e de Segurança. Neste semestre, cerca de 530 estudantes, em seis escolas municipais, serão beneficiados. São elas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) Jd. Amanda I  (CAIC), Profª Lílian Cristiane M. de Araújo, Agenor Miranda da Silva (Taquara Branca), Profª Patrícia Mª. Capelato Basso, Jd. Nova Europa e Drª. Zilda Arns Neumann. Destinado a alunos do 5º ano, nesta edição, o projeto também atenderá a estudantes do 7º ano na Emef Taquara Branca.

Durante os quatro meses do projeto, os alunos usam livro guia, onde recebem informações e orientações sobre os riscos trazidos pelo uso e abuso de drogas, tanto lícitas (como álcool e cigarro), quanto ilícitas. De maneira lúdica, por meio de histórias e dinâmicas, os agentes de prevenção do Núcleo de Desenvolvimento/Setor de Projetos Sociais da GM (Guarda Municipal) também abordam outros temas delicados, como cerol, bullying e cyberbullying, violência doméstica, festas “rave”, beber e dirigir, assim como autoestima, autoconhecimento, respeito e importância da família.

São 50 minutos de aula por semana, em que os agentes buscam apresentar às crianças e aos jovens situações-problema para nelas despertar a responsabilidade pelas próprias escolhas e as inevitáveis consequências de seus atos, tanto no presente quanto no futuro.

Nas Emefs Taquara Branca e Patrícia Capelato, no São Sebastião, as aulas começam nesta segunda-feira (14/08). Já nas Emefs Zilda e Nova Europa inciam nesta quarta (16/08) e nas Emefs Lílian e CAIC, na sexta (18/08). Para os alunos do 7º ano, que já fizeram o projeto no 5º ano, a metodologia muda, incorporando também exibição de vídeos e destacando o conceito de “’protagonismo’ da própria vida”, como destaca a GM Adriana Herdeiro, responsável pelo Setor de Projetos Sociais.

Dez anos de atividades

Criado pelo governo Angelo Perugini em agosto de 2008, neste ano, o projeto “Bem Me Quer, Paz Se Quer” comemora dez anos de atividades, beneficiando milhares de estudantes da rede municipal de Hortolândia.