Curso propõe repensar papel do professor em sala de aula

Formação aconteceu, nesta terça-feira (08/08), no Centro de Convivência da Melhor Idade do Remanso Campineiro

Aproximadamente 45 profissionais da rede municipal de ensino participaram, nesta terça-feira (08/08), do segundo módulo da Oficina “Inova Escola”, promovida pela Fundação Telefônica/Vivo, em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, na unidade do CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro. A ação, realizada pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, é um desdobramento do 1° Seminário de Inovação, Ciência e Tecnologia, promovido em junho e que abordou o tema “O mundo mudou. E a escola?”, trazendo para o debate grandes nomes da comunicação e da educação, tais como o escritor Gabriel Chalita e o jornalista Caco Barcellos.

A formação, de oito horas/aula, reuniu professores do Ensino Fundamental e gestores de escolas municipais. Com o tema “Papel do Professor”, o módulo ministrado pela Profª. Priscila Santos mostrou que “o professor é uma das inúmeras fontes de conhecimento dos alunos e o seu papel deve ser repensado”.

Além dos dois primeiros módulos, já realizados, a formação prevê ainda outras cinco oficinas. Mais uma delas acontecerá ainda neste ano: Recursos Tecnológicos (10/10). As demais estão previstas para 2018. São elas: Personalização, Projeto de Vida, Gestão Inovadora e Espaços Diferenciados.

“O acesso à tecnologia e à informação é preponderante para o aperfeiçoamento das práticas educativas neste novo século. Não tem como a comunidade escolar ficar fora da agenda da tecnologia e a ‘Inova Escola’ proporciona, além da reflexão, ferramentas de gestão para estimular novas competências, contribuindo para o desenvolvimento de modelos inovadores que transitem pelos pilares da cidadania, da cultura, da arte e das novas linguagens que a tecnologia nos apresenta e, assim, facilitar os processos de aprendizagem”, afirma o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes.

Confira o foco de cada oficina:

Módulo Introdutório: Como pensar inovação dentro do cenário escolar, mobilizando todos os envolvidos em ações de transformação.

Papel do Professor: O professor é uma das inúmeras fontes de conhecimento dos alunos. O seu papel deve ser repensado.

Personalização: Cada estudante é único e merece a chance de traçar o próprio caminho de aprendizagem.

Projeto de Vida: O estudante deve ter espaço e apoio para dedicar-se aos seus interesses e objetivos de vida.

Gestão Inovadora: Os profissionais da escola não são os únicos responsáveis pela aprendizagem dos jovens

Espaços Diferenciados: A sala de aula não precisa estar organizada ao redor do professor, mas ser repensada de forma a facilitar a aprendizagem.

Recursos Tecnológicos: A tecnologia já é parte integrante da realidade dos alunos. Nosso papel é trazê-la como aliada e ferramenta para a aprendizagem.