Escolas municipais recebem 576 computadores do Proinfo

Previsão é que equipamentos sejam instalados em 30 dias

Trinta e duas escolas da rede municipal de ensino receberam 18 equipamentos tecnológicos do Proinfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional), uma parceria com o governo federal, por meio do MEC (Ministério da Educação). Cada escola recebeu 18 computadores, totalizando 576 equipamentos. A previsão é que a instalação dos computadores seja feita em 30 dias.

Os computadores contam com monitores LCD, impressora laser, um servidor de rede, um roteador wirelless e um leitor de smartcard. Todos os equipamentos serão conectados à Internet e terão programa Linux Educacional 3.0. Além dos equipamentos, vinte escolas receberão móveis novos.

O objetivo do Proinfo é promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica e levar às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. “A chegada dos computadores é um passo importante na garantia do acesso à tecnologia para nossos alunos. Com as atuais mudanças geradas pela tecnologia, a escola deve ter um processo de ensino aprendizagem que utilize esses recursos como ferramenta pedagógica”, destaca a secretária de Educação, Sandra Fagundes.

Desde 2008, a Prefeitura implanta o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas, por meio do Proinfo. Durante esse período, a Secretaria de Educação realiza a formação dos professores para utilização do laboratório. Em dois anos, o programa já formou cerca de 300 professores e gestores da rede.

Na parceria com o governo federal, o MEC compra, distribui e instala os laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica. A Prefeitura é responsável por disponibilizar a infraestrutura necessária para que as unidades de ensino recebam os computadores.

Desde 2005, a Prefeitura investe em tecnologia nas escolas. A Secretaria de Educação adquiriu laboratórios equipados com lousas digitais e uma série de materiais pedagógicos que tornam o aprendizado de ciências mais fácil, interativo e dinâmico. Também investiu em mesas digitais (e-blocks) para o ensino de português e matemática. Outro investimento é a inclusão do inglês em todas as séries do ensino fundamental.