Prefeitura trabalha para universalizar modelo de educação integral no município

Educação continuada é implantada gradualmente nas escolas municipais

Com a proposta de universalizar a educação integral no município, a Prefeitura de Hortolândia inaugurou, nesta quarta-feira (07/09), mais duas escolas que oferecerão aos alunos atividades complementares no horário oposto ao escolar: a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Zilda Arns Neumann, no Jardim Estela e o CCE (Centro de Convivência Educacional) João Calixto, na Chácaras Boa Vista. As duas inaugurações marcaram a comemoração do Dia da Independência do Brasil.

Durante a inauguração, o prefeito Angelo Perugini, anunciou a proposta de inserir o modelo de educação integral em todas as escolas do município. “Hortolândia está gradualmente adaptando as escolas para que os alunos tenham atividades, além das disciplinas tradicionais. É necessário que o modelo de educação se adapte ao novo modo de vida da sociedade. A maioria dos pais trabalha o dia todo, o que resulta na falta de tempo para ficar com os filhos. Por isso, é necessário que o poder público assuma mais responsabilidades na educação dessas crianças”, salientou o prefeito.

Para a secretária de Educação, Sandra Fagundes, a educação integral vai além da ideia das crianças ficarem o dia todo na escola, o objetivo é aproveitar o tempo das crianças com atividades que contribuirão para o desenvolvimento social e cognitivo. “A proposta é trabalhar a integralidade do aluno com atividades de teatro, xadrez, música, dança, entre outras. Além de tudo, essas atividades ajudarão no desenvolvimento dos alunos na prática das disciplinas já existentes”, destaca Sandra.

As duas unidades já realizam atendimento de mais de 300 crianças. A Emef Zilda Arns atende duas salas de segundo ano em ensino regular e no contra turno oferece aula de xadrez, teatro, brinquedoteca, atividades esportivas, estudo monitorado, formação social e musicalização.

O Centro de Convivência Educacional João Calixto oferece atividades de xadrez, musicalização, esporte, estudo monitorado e acompanhamento pessoal e social no horário oposto ao escolar.

As crianças atendidas pelo Centro de Convivência realizaram, durante a inauguração, uma apresentação musical em homenagem ao Dia da Independência.

Hortolândia conta com três escolas com atividades no contra turno. O primeiro a ser instalado no município, o CCE Carlos Vilela, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, atende cerca de 100 crianças.

Está previsto, ainda para este ano, a inauguração da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Viva Mais e da Escola de Tempo Integral Interlargos com as mesmas propostas educativas das escolas inauguradas.

Homenagens

Os Centros de Convivência Educacional tiveram seus nomes escolhidos em homenagem a personalidades marcantes para a história do município e do Brasil. No bairro Chácara Nova Boa Vista, o Centro Educacional João Calixto homenageia um dos idealizadores do Assentamento I de Sumaré, companheiro de luta de dezenas de famílias em busca de terra e oportunidades dignas.

Durante a inauguração das unidades, os alunos homenagearam os familiares do patrono presentes na cerimônia. “Pra gente é uma satisfação enorme ter o nome do meu pai nessa escola, a qual ele construiu parte de sua história. É bom saber que as autoridades e comunidades reconhecem a história que ele construiu em vida”, declarou o filho de João Calixto, Ilário Afonso.

Liderança comunitária, Calixto sempre batalhou por igualdade e justiça social e trabalhou para que o Assentamento de Sumaré se tornasse modelo no Estado de São Paulo. O homenageado faleceu em 2006. “É uma grande emoção homenagear, neste dia, um grande mestre que foi João Calixto. Seus exemplos serão pra sempre lembrados”, ressaltou a vice-prefeita, Jacyra Souza.

“João Calixto é um dos homens mais carismáticos que eu conheci. É importante que as crianças saibam do que ele fez e siga seu exemplo. Tenho no meu gabinete um quadro com a foto dele, que é pra lembrar da imagem de um modelo a ser seguido”, falou Perugini.

Zilda Arms Neumann é a homenageada pelo Centro Educacional do Jardim Estela. Zilda  foi a fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, órgão de ação social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Formada em medicina pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), aprofundou-se em saúde pública, pediatria e sanitarismo, visando a salvar crianças pobres da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência em seu contexto familiar e comunitário.

Zilda Arns faleceu em janeiro deste ano, no Haiti, durante uma missão humanitária para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro, o país foi atingido por um violento terremoto, no qual Zilda foi uma das vítimas da catástrofe. A homenagem torna seu nome inesquecível pelo carinho que sempre dedicou às crianças.