Viva Mais está de volta para garantir vida longa e saudável à população

Prefeito Angelo Perugini retoma programa que envolve todas as secretarias na missão de ampliar a qualidade de vida das pessoas

O prefeito Angelo Perugini retomou, nesta terça-feira (18/07), o Programa Viva Mais, criado com o objetivo de garantir vida mais longa, inteligente e saudável para a população de Hortolândia. Para marcar a volta do programa, a Prefeitura realizou o I Seminário Viva Mais, com palestras sobre qualidade de vida. Para alinhar todas as ações da Administração de acordo com a proposta do programa, os secretários municipais assinaram, durante a abertura do evento, uma carta de adesão ao Viva Mais, onde se comprometem em  pautar os trabalhos desenvolvidos no dia a dia de acordo com os princípios do programa.

“Este é um importante projeto de governo, que envolverá todas as secretarias e a comunidade, por meio do qual queremos tocar na alma das pessoas, para que tenham hábitos que garantam mais qualidade de vida e evitem as doenças. Muitos jovens estão velhos por causa das suas atitudes, da sua alimentação e seu modo de vida. Ao mesmo tempo em que muitos idosos estão jovens. Precisamos quebrar as correntes que nos aprisionam aos hábitos que causam doenças”, enfatizou o prefeito Angelo Perugini.

O evento teve, ainda, a presença do apresentador Cid Moreira, que contou como chegou aos 90 anos com saúde e qualidade de vida. O médico Elson Nunes, diretor do Cevisa (Centro Médico de Vida Saudável), localizado em Engenheiro Coelho, também participou da programação, ministrando a palestra “Mudando seu estilo de vida”.

O secretário de Governo, Carlos Augusto César, o Cafu, citou a intersetorialidade do Viva Mais, representada pela assinatura da Carta de Adesão. “Apesar de ser um programa direcionado à saúde das pessoas, o Viva Mais passa por todas as secretarias municipais. A Mobilidade Urbana, por meio da organização do trânsito, por exemplo, promove mais segurança e protege a vida do cidadão. A Secretaria de Finanças, através do programa IPTU Zero, garante economia às famílias e, consequentemente, mais qualidade de vida. Tudo está interligado. Com isso, as ações da Prefeitura devem ser desenvolvidas a partir das diretrizes deste programa”, destacou Cafu.

O programa Viva Mais teve início em 2011 e ficou parado nos últimos quatro anos. Entre as atribuições do programa está o incentivo a práticas saudáveis, como exercícios físicos, alimentação balanceada, valorização da vida familiar, vivência da espiritualidade, educação cidadã, entre outros hábitos que melhoram o bem estar e colaboram para prolongar os anos de vida.

Confira abaixo quais são as diretrizes do programa:

1.Educação como ferramenta de pertencimento

2.Atividade Física, Cultural e Lazer