Professores iniciam formação em Libras

Atividade faz do projeto de educação especializada, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação

Professores, gestores e agentes de políticas sociais iniciaram, nesta terça-feira (09/08), o curso em Libras. Neste primeiro módulo, os educadores aprenderão a linguagem básica de sinais como números, alfabeto e dias da semana. A atividade faz parte do projeto de educação especializada, desenvolvido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Educação. Ao todo, participarão 40 profissionais. O curso tem carga-horária total de 30 horas.

O curso é uma forma de apoiar os professores na tarefa de contribuir para a inclusão de alunos surdos ou com perdas auditivas nas escolas de Ensino Fundamental do município. Os módulos contam com diversas atividades, exemplos e vídeos que facilitam a compreensão e memorização do conteúdo. “O método utilizado foi planejado com o objetivo de desenvolver, gradativamente, uma forma de comunicação que permite inserir os alunos na cultura surda, de forma que o aprendizado da língua de sinais seja natural e agradável”, afirma a coordenadora do projeto, Kelly Tanashiro.

A proposta é capacitar o maior o número de professores para o trabalho de inclusão. A previsão é que, no próximo ano, os educadores recebam uma formação mais avançada.

Programa de Educação Inclusiva

Estudantes com deficiência visual que frequentam escolas regulares da rede municipal de ensino de Hortolândia são alfabetizadas por meio do sistema Braile, um alfabeto convencional cujos caracteres são identificados por meio de relevo que a pessoa sem visão distingue pelo tato.

Para oferecer o serviço especializado, a Secretaria Municipal de Educação equipou todas as unidades de ensino com material pedagógico em Braille, além de treinar os professores para ensinar a ler, escrever e realizar operações matemáticas por meio da ferramenta pedagógica inclusiva.

Há seis anos, a Prefeitura investe no Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiência visual, cegueira e visão subnormal. Para isso, todas as escolas do Ensino Fundamental e Educação Infantil receberam o kit escolar para deficiente visual.

O kit Braille é composto por 19 itens, entre eles, alfabeto Braille, alfabeto Braille vazado, blocos lógicos Braille, alfabeto silábico Braille, dominó alto relevo Braille, número e quantidade Braille, material dourado, lousa magnética, kit baixa visão, estojo Braille, sólido geométrico em Braille, números e sinais Braille e loto leitura Braille.

Os materiais são para uso diário em sala de aula e auxiliam os alunos no processo de alfabetização, leitura, produção de textos e na matemática.

Além disso, treze escolas da rede municipal de ensino de Hortolândia disponibilizam Salas de Recursos Multifuncionais para atender alunos com qualquer tipo de deficiência: intelectual, visual ou auditiva matriculados em unidades de ensino regular. Para atuar nessas salas, a Secretaria de Educação contratatou 15 professores especializados. Os espaços também contam com equipamentos e materiais pedagógicos específicos.

A Secretaria de Educação possui 51 profissionais habilitados para atuar com alunos com necessidade educacionais especiais , sendo 30 em atuação direta nas unidades escolares de ensino regular e 21 no Cier (Centro Integrado de Educação e Reabilitação).