Obras do Instituto Federal ficam prontas até novembro, afirma reitor

Conclusão da primeira etapa do campus permitirá a ampliação de 160 vagas no curso técnico em informática

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) de Hortolândia está em fase final de construção. A conclusão do campus está prevista para até final de novembro. A informação é do pró-reitor de extensão do IFSP, Garabed Kenchion, que visitou o canteiro de obras do Instituto, nesta segunda-feira (8/8), acompanhado do prefeito Angelo Perugini. Com o término do prédio, serão abertas mais 160 vagas para o curso técnico em informática, a partir do primeiro semestre do ano que vem.

42A obra está na fase de acabamento interno. Nesta primeira etapa estão em construção quatro blocos: salas de aulas e laboratórios de informática, área de convivência e apoio (atendimento, grêmio estudantil, cantina, papelaria), setor administrativo e biblioteca, laboratório de mecânica, além de portaria.

O IFSP-Hortolândia será construído em três fases. No total serão investidos cerca de R$ 15 milhões. A capacidade é para 1.200 alunos. A unidade técnica de ensino oferecerá os cursos de informática, mecânica, eletroeletrônica e eletrotécnica. O Instituto já oferece qualificação técnica na área de informática para 80 alunos que estudam no campus provisório, em prédio cedido pela Prefeitura.

“Trabalhamos em ritmo acelerado para finalizar as obras, equipar o Instituto e deixá-lo pronto para receber mais de 200 alunos no início do ano letivo de 2012, que começa em fevereiro”, observou o pró-reitor, ao destacar a importância da sintonia com a Prefeitura nas ações que serão realizadas em parceria para cumprir o calendário.

Antes de visitar a obra, Perugini se reuniu com representantes do IFSP, os secretários Marcelo Zanibon (Obras) e de Governo (Jacyra Souza), para discutir a realização das obras de acesso viário à unidade técnica de ensino, que serão executadas pela Prefeitura. O encontro ocorreu no campus provisório do IFSP, que funciona no Centro de Formação Paulo Freire.

“Vamos ajudar no que for preciso para ampliar as ferramentas de qualificação profissional gratuita aos nossos moradores. Somos a cidade média que mais cresce economicamente no País. Nossos moradores precisam ser preparados para se apropriar dos empregos gerados aqui. Essa escola é uma conquista de todos nós, principalmente da comunidade”, comentou o prefeito.

A escola técnica federal é realidade graças à união de esforços entre a Prefeitura e o governo federal. Para viabilizar a obra, a Administração doou a área de 108 mil metros quadrados, localizada na Avenida Tereza Ana Cecon Breda, na Vila São Pedro, avaliada em cerca de R$ 1,7 milhão, além de providenciar a terraplenagem, um investimento de R$ 26.300. A Prefeitura também desenvolveu o projeto arquitetônico da unidade e colocou iluminação na avenida Theodor Cundiev, que dá acesso ao campus.

Os cursos do IFSP foram definidos por meio de audiência pública, realizada com jovens e empresários da cidade, a partir da vocação econômica do município que abriga um pólo de alta tecnologia. O encontro reuniu 200 pessoas.

Informática terá mais 160 vagas

O IFSP – Hortolândia disponibilizará mais 160 vagas para o curso técnico em informática a partir do primeiro semestre do ano que vem. Atualmente, 80 alunos, divididos em duas turmas, freqüentam o curso no campus provisório.

De acordo com o diretor geral do IFSP-Hortolândia, José Ricardo Moraes de Oliveira, com a conclusão das obras do campus definitivo serão criadas mais quatro turmas para o curso. Duas no formato integrado (que garante formação do Ensino Médio e técnico ao mesmo tempo) e duas no formato concomitante ou subseqüente (oferecidas a quem já concluiu o Ensino Fundamental e tenha concluído ou esteja, no mínimo, no segundo ano do Ensino Médio). Serão oferecidas turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Outra novidade é o início do curso técnico em mecânica, previsto para o segundo semestre do ano que vem, além do curso de tecnólogo em nível superior.