DPBEA - Departamento deProteção e Bem-Estar Animal

Considerando a Lei Municipal  Nº 3.320, de 08 de Fevereiro de 2017 de criação do Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA), e a Portaria do Ministério da Saúde nº 1.138 de 23 de maio de 2014 as atividades do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram reestruturadas.

No antigo Centro de Controle Zoonoses (CCZ) funcionam as seguintes unidades:

•      Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA) é uma unidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável que executa ações de controle populacional de cães, gatos e de proteção de bem-estar animal.

•      Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) é uma unidade  da      Secretaria da Saúde que executa ações do programa de controle da raiva, da leishmaniose e de controle de animais venenosos e peçonhentos (escorpiões, abelhas, serpentes), roedores e outros de relevância para a saúde pública.

Objetivo do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal:

•      Desenvolver ações de controle e identificação da população animal do município;

•      Resgatar animais em situação de vulnerabilidade;

•      Promover programas de adoção de cães e gatos;

•      Averiguar e orientar denúncias de maus tratos;

•      Promover programas contínuos de educação ambiental específicos para a proteção e bem estar animal;

•      Orientar o proprietário de um animal de estimação desde o momento da aquisição ou adoção sobre a maneira mais adequada de cuidar dele em todas as fases de sua vida.

•      Atendimento veterinário gratuito, (com limite de atendimento por dia);

•      Promover parcerias, convênios ou outras formas de cooperação entre unidade de administração.

Horário de  funcionamento DPBEA e UVZ:

Segunda a Sexta, das 8:00 às 17:00 horas .

Finais de semana e feriados : Somente pelo telefone.

Atendimento Veterinário :

Os horários de atendimento podem variar de acordo com a escala de veterinários, aconselhável ligar antes para confirmar os dias e horários atualizados da semana.

Rua Atanázio Gigo, 60 - Chácaras de Recreio 2000

Telefones: 3897-3312 | 3897-5974 / 3819-7803