Prefeitura orienta para vacinação contra HPV na época certa

Neste ano, público alvo são meninas com idade entre 9 e 11 anos

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, recomenda aos pais de meninas entre 9 e 11 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra HPV  (Papiloma Vírus Humano), que busquem as salas de vacina da rede municipal. A vacina contra o vírus causador do câncer de colo de útero, quando aplicada na época certa, garante a eficácia da imunização.

Como a imunização contra HPV foi incluída no calendário obrigatório de vacinação, a dose está disponível, gratuitamente e de forma permanente, em todas as unidades de saúde com sala de vacina. Assim, meninas que completarem nove anos, podem ser vacinadas em qualquer época do ano, sem a necessidade de aguardar pelas campanhas de mobilização.

Para isso, o responsável precisa levar a jovem até a unidade de saúde com documento de identidade e carteira de vacinação. No local, a família recebe orientações sobre a necessidade de mais duas doses contra o HPV, uma após um ano e outra após cinco anos. Apenas com o ciclo completo de vacinas é que a jovem estará protegida contra o vírus.

Baixa adesão

No início do ano, a Secretaria de Saúde realizou a vacinação de alunas matriculadas na rede municipal, estadual e particular de ensino de Hortolândia. No entanto, a vacinação nas escolas teve baixa adesão. Foram imunizadas 3.931 meninas, o que corresponde a 78,45% do público alvo dentro da faixa etária. A meta é chegar em 80%.

As jovens que não receberam a vacina nas escolas, também podem procurar a unidade de saúde para completar a carteira de vacinação. O mesmo é recomendado às meninas com idade entre 11 e 13 anos, que receberam a primeira dose em 2014 e devem ser vacinadas novamente neste ano, recebendo a segunda vacina.

HPV

A vacina utilizada é a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de vírus HPV. Hoje são conhecidos cerca de 150 tipos de vírus HPV, sendo que 12 destes são de alto risco, podendo infectar o trato genital e provocar câncer ou verrugas genitais. A transmissão do vírus acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada, como durante a relação sexual. Por isso, a indicação da vacina antes do início da atividade sexual garante maior proteção para as pessoas que nunca tiveram contato com o vírus HPV.

Mesmo após a vacinação, alguns cuidados devem ser seguidos. Isso porque como a vacina previne apenas contra quatro vírus, é necessário que a mulher realize periodicamente exame ginecológico. A vacina não é eficaz para tratamento de pessoas já infectadas pelo HPV. Além disso, o uso de preservativo durante as relações sexuais previne a infecção pelo vírus e por outras doenças sexualmente transmissíveis.

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, ficando atrás do câncer de mama e do de cólon e reto. Também é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres. Cerca de 10% das mulheres infectadas irão apresentar alguma manifestação clínica da infecção, que são o câncer de colo do útero e as verrugas genitais. O período de incubação da doença é de cerca de 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para que os sintomas se manifestem.