Mais de 1.800 meninas já foram vacinadas contra HPV em Hortolândia

Imunização também acontece em escolas municipais, estaduais e particulares

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, já imunizou, entre março e abril deste ano, 1.839 meninas, de 9 a 11 anos, contra o vírus do HPV (Papiloma vírus humano), causador do câncer de colo de útero. A vacina, disponível nas unidades básicas de saúde municipais, também é oferecida em escolas públicas e particulares de Hortolândia. Na próxima semana, alunas da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Amanda I (CAIC), da Emef Profª Maria Célia Cabral Amaral e da Emef Jd. Nova Europa terão a oportunidade de receber a dose (confira abaixo as datas).

Neste ano, o segundo em que a vacina passou a integrar o calendário básico de vacinação, podem receber a primeira dose da vacina meninas dos 9 aos 11 anos e também quem tem até 13 anos de idade e não tomou a vacina no ano passado. A data de vacinação nas escolas será definida em cada unidade de ensino. Para receber a primeira ou a segunda dose nas escolas, é necessário levar a carteirinha de vacinação e também e a autorização assinada pelos pais ou responsáveis.

Câncer de colo de útero

O câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, ficando atrás do câncer de mama e do de cólon e reto. Também é a quarta causa de morte por câncer entre as mulheres. Cerca de 10% das mulheres infectadas irão apresentar alguma manifestação clínica da infecção, que são o câncer de colo do útero e as verrugas genitais. O período de incubação da doença é de cerca de 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para que os sintomas se manifestem.

Vacinação contra HPV nas escolas municipais:

Data: 15/04 – Emef Jd. Amanda I (CAIC)

Data: 16/04 – Emef Profª Maria Célia Cabral Amaral

Data: 17/04 – Emef Jd. Nova Europa