Nova Banda Jovem de Hortolândia leva música às escolas municipais em parceria com projeto “Tem Música no Bairro'

Projeto busca introduzir as crianças ao mundo da música instrumental por meio do canto e da percussão corporal

A Nova Banda Jovem do CEM “Ronaldo Dias” de Hortolândia iniciou nesta segunda-feira (09/10), as apresentações do projeto "Tem Música no Bairro", que leva música para as escolas municipais. Esta iniciativa, em parceria com a Cia. de Teatro São Genésio e City Web - Arte e Inteligência, e com patrocínio do Instituto CPFL, é realizada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das Secretarias de Cultura e de Educação, Ciência e Tecnologia. O projeto tem como missão central promover a arte musical na educação básica, contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional de crianças e comunidades próximas às instituições de ensino.

Nesta segunda-feira (09/10), as apresentações ocorreram nas EMEFs (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Boa Esperança e Professora Helena Futava Takahashi.

As próximas apresentações serão realizadas nesta terça-feira (10/10), às 10h, na EMEF Professora Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real, e na segunda-feira (16/10) às 10h, na EMEF Renato Costa Lima, no Jardim Amanda.

O projeto está sob direção do maestro Fernando Barreto e contará com diversas obras musicais, com seis delas apresentadas pelos próprios alunos. Entre elas, destaca-se a canção "Que Lindos Olhos", de Heitor Villa-Lobos, e cinco estudos do livro "Cantando com os Animais", parte da pedagogia vocal infantil desenvolvida pelos professores Juliana Melleiro e Jefferson Sini.

As quatro escolas atendidas com as apresentações também têm recebido oficinas gratuitas de canto coral e percepção rítmica por meio do projeto. As aulas atendem aproximadamente 120 crianças, com idades entre 8 e 10 anos, proporcionando-lhes o primeiro contato com a música. Essas aulas semanais, iniciadas em março deste ano, vão continuar até o mês de novembro.

Essa proposta tem como objetivo aprimorar a percepção rítmica e vocal infantil por meio de exercícios de fonação, dicção, respiração, articulação e construção sonora, aplicados de maneira lúdica e interativa. Além disso, busca introduzir as crianças ao mundo da música instrumental, onde podem interagir com ele por meio do canto e da percussão corporal.

As quatro apresentações deste mês têm a participação do Coral Jovem de Hortolândia, oferecendo às crianças a experiência única de cantar ao lado de outros jovens talentosos. Cada apresentação reúne cerca de 95 artistas no mesmo palco, incluindo instrumentistas, cantores e as crianças beneficiadas pelo projeto.

Datas das próximas atividades:

10 de outubro (terça-feira), às 10h: Escola Janilde Flores, Rua Édna Aparecida Pampa Fonseca, 115 - Vila Real

16 de outubro (segunda-feira), às 10h: Escola Renato Costa Lima, Rua Santos Dumont, 45 - Jardim Amanda I