Congresso técnico define grupos da categoria Veteranos do futebol amador de Hortolândia

Competição organizada pela Prefeitura começa no mês que vem

O congresso técnico da categoria Veteranos do futebol amador de Hortolândia, realizado na noite de quinta-feira (02/02) no Centro de Educação Musical de Hortolândia “Maestro Ronaldo Dias de Almeida (CEMMH), definiu as diretrizes da competição organizada pela Prefeitura. O torneio começa no mês que vem. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, por meio de sorteio, foram definidos os grupos com as 25 equipes que disputarão o campeonato. Cada grupo será composto por 5 times. Além disso, foram esclarecidas dúvidas dos representantes das equipes participantes e apresentadas novidades implantadas pela Administração Municipal.

Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, agora, os times participantes do Campeonato Amador "Central de Imóveis" Veteranos 2023, ganharão, cada um, uma bola oficial da marca Euro, um kit de "squeeze" para água, além de um kit médico para atendimento dos jogadores. A competição será transmitida via internet pelo "Edy Live". A categoria será disputada por jogadores nascidos a partir de 1988.  São mais de 600 atletas inscritos. "Neste ano,  o futebol amador de Hortolândia é organizado por meio de uma comissão profissional e experiente. O objetivo é o desenvolvimento e a melhoria dos torneios", explica o secretário de Esporte e Lazer, Gléguer Zorzin.

Na categoria Veteranos, o cadastro de jogadores está em andamento e acontece até o dia 4 de março. De acordo com a Secretaria de Esporte e Lazer, a expectativa é que o campeonato comece em 11 de março. Além de Zorzin, a comissão que está à frente do futebol amador de Hortolândia é formada por Adrianinho e Deley, responsáveis pelos regulamentos, tabelas e direcionamentos; Clodoaldo, responsável pelo aplicativo onde é possível realizar as inscrições de maneira online, organizada e onde a população pode se atualizar sobre os resultados e Felipe Belozo,  Edson Nascimento que cuidarão do desenvolvimento e da parte estrutural dos torneios.

Confira abaixo os grupos e as equipes participantes

Grupo A: Taquara City, Internacional, Família Alinhados, Ajax e Flamenguinho

Grupo B: Tamo Junto, Barcelona, Santo André, Geração 2000 e Pankadão

Grupo C: XI da Vila, Redmidos, Canarinho, Botafogo e San Marino

Grupo D: Cruzeiro, Taquara Branca, Só Maloka, Real Família e Atlético Ôngaro

Grupo E: Santa Esmeralda, Criciúma, Unidos Boa Vista, Frenético e Real Família

Calendário do futebol amador em Hortolândia

Além dos jogos da categoria Veteranos, que começa em março, o calendário segue ao longo de 2023. Em abril, se iniciam as competições das categorias Mirim/Infantil (12 e 14 anos de idade) e Juvenil/Juniores (16 e 18 anos de idade). O cadastro das equipes destas categorias vão de 20 de janeiro até 01 de março. Já a inscrição dos jogadores acontecerá de 15 de fevereiro até 24 de março.

Em maio começam as tradicionais primeira e segunda divisões do Campeonato de Futebol Amador. O cadastro das equipes que participarão do principal torneio de Hortolândia será realizado entre o dia 1 de fevereiro até 15 de março. A inscrição dos jogadores das equipes será dividida em três períodos: 15 de fevereiro até 15 de março, 5 a 15 de abril e 5 a 15 de maio, dias antes da bola começar a rolar. No mês de junho, acontece o Campeonato Interno das secretarias da Administração Municipal e a Hiper Master. Em julho é a vez dos times da categoria Super Master disputarem o título. A garotada do Pré Mirim iniciará a competição de sua respectiva categoria no mês de agosto.

Já em outubro, se iniciam as disputas de cinco competições do futebol municipal. A terceira divisão será marcada pela tentativa de acesso das equipes para a segunda divisão. Para fechar o ano, também acontecerão jogos da categoria Master, Hortocopa e das Copas Amanda e Santo André.

Movimentação dentro e fora dos campos municipais

No ano passado, o futebol amador de Hortolândia  movimentou , além de 105 equipes participantes de todos os campeonatos, quase 3 mil pessoas participando diretamente dos torneios e mais de 8 mil pessoas envolvidas indiretamente nas competições.