Prefeito dá boas vindas a gestores escolares, na abertura do ano letivo de Hortolândia

Encontro para discutir “A educação como um conceito de totalidade” foi na manhã desta quarta-feira (01/02)

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes deu as boas vindas aos profissionais da Educação de Hortolândia, na abertura do ano letivo de 2023. Cerca de 230 gestores da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta quarta-feira (01/02), do encontro promovido pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que marca o retorno destes às atividades escolares.

“Eu sei do tamanho da responsabilidade que cada um de vocês tem com a nossa rede, com as nossas crianças. Passei aqui hoje para agradecer por tudo o que vocês fazem pela rede, por tudo o que vocês fazem pelas nossas escolas, pelos nossos alunos. Sempre falo que o maior investimento que podemos fazer na educação é, com certeza, investir no ser humano, na capacitação, na formação. Precisamos investir na infraestrutura nossa, no nosso local de trabalho, na capacitação de cada um de nós. Posso falar com bastante orgulho da capacidade e da qualidade da educação que nós temos na nossa cidade. Eu vejo que a captação de recursos que temos nesse ano também será diferente, temos um novo olhar para a educação este ano pelo Governo Federal. Então, a educação, com certeza, vai ter um olhar diferenciado, vai ser ainda mais valorizada”, ressaltou Zezé Gomes.

Na ocasião, o secretário da pasta, Fernando Moraes, escritor e filósofo, abordou o tema “A educação como um conceito de totalidade”. O evento, voltado a diretores de departamento, supervisores, coordenadores do CFPF (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”, diretores de escola, assistentes de direção e coordenadores pedagógicos, aconteceu no Espaço Blue Eventos, na Chácara Luzitânia.

O secretário abordou o conceito de totalidade, trazendo a reflexão para o campo da educação, a compreensão e o olhar para o aluno como sujeito integral em sua historicidade e realidade social.

“Essa essencialidade da totalidade é o impulso para todos os processos formativos da educação. Para toda e qualquer formação para a educação, não importa se ela é de regimento, se ela é técnica, se ela está dentro de um processo normal, formal, a educação tem que ter no meio dela uma transversalidade sobre a vida, o tempo e as coisas. O afeto, agente de compaixão, o respeito à diversidade, tolerância. O que é mais importante no processo da educação? É saber que nessa comunidade escolar, nessa escola, nesse organismo vivo, se transita aquilo que é humanizante que é o respeito, uma escola generosa, uma escola solidário, uma escola de bons afetos”, afirmou Moraes.

A Jornada Pedagógica 2023

A "Educação e seus Afetos: as contribuições da neurociência e o direito às infâncias” é o tema da tradicional Jornada Pedagógica, evento na noite desta quarta-feira (01/02) que marca o início do ano letivo de 2023 das 60 escolas que compõem a rede de ensino da Prefeitura de Hortolândia. Voltado aos mais de 2 mil profissionais de educação, o encontro online e gratuito começa às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no YouTube.

De acordo com a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, após a Jornada Pedagógica 2023, os profissionais da educação terão ainda dois dias de planejamento nas escolas, na quinta e sexta-feira (02 e 03/02). As aulas da rede municipal de Educação de Hortolândia iniciam na segunda-feira (06/02) para mais de 26 mil alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).