Direitos de crianças e adolescentes são debatidos durante 4ª Conferência Municipal em Hortolândia

Prefeito Zezé Gomes compareceu ao evento, realizado, nesta quarta-feira (07/12), pelo CMDCA

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes abriu, na manhã desta quarta-feira (07/12), a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). O evento, apoiado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, reuniu cerca de 100 pessoas, entre inscritos e convidados, na sede da Associação Casa Betânia da Paz, no Remanso Campineiro.

“Com a nova gestão do Governo Federal, nós retomaremos, no ano que vem, os programas sociais que foram desmontados. Com isso, poderemos atender muito mais. Nós já estamos investindo mais de 26% na Educação. Quando a gente aporta recursos na Educação, na Inclusão, na Habitação, não estamos tendo gasto, mas investimento”, afirmou Zezé, otimista com o novo cenário político que surge após a eleição de Lula para a Presidência do Brasil e Tarcísio de Freitas para o Governo de São Paulo.

O tema em debate, a “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: violações e vulnerabilidades de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, foi abordado em palestra pela escritora e ativista pelos direitos das crianças e adolescentes, Anna Luiza Calixto, autora do livro “Bem Me Quer Mal Me Quer”, sobre abuso sexual infantil.

“A conferência municipal é muito mais do que um evento. Representa um encontro consultivo e deliberativo com o objetivo de construir políticas públicas e apresentar proposições de novas ideias para fortalecer a política de atendimento à criança e ao adolescente a nível municipal, aqui em Hortolândia, mas também, projetando ações para todo Estado de São Paulo. É um momento histórico de reunir crianças e adolescentes para pensar em políticas públicas que contemplem a sua diversidade. É nosso momento de avaliar os prejuízos e os desafios levantados pelo distanciamento social e as possibilidades de revolução dentro deste beco sem saída, como diria o teórico político alemão Bertold Brecht”, afirmou a convidada.

A presidente do CMDCA, Cláudia Melo, destacou a participação efetiva do público infantojuvenil na conferência. “As conferências são uma importante forma de participação popular e quando podemos envolver crianças e adolescentes também é pra eles e pra nós, adultos, um importante exercício de cidadania. As propostas das crianças estão nos surpreendendo pela qualidade e maturidade”, ressaltou ela.

Foram realizadas pré conferências nas OSCs (Organizações da Sociedade Civil) do município, entre os dias 16 a 21 de novembro. Estes encontros contaram com aproximadamente 600 participantes, a maioria deles crianças e adolescentes. Os delegados escolhidos na conferência participarão da Conferência Estadual, que deverá acontecer até abril de 2023. A lista dos escolhidos ainda não foi divulgada pelo CMDCA.