Entrega das Medalhas “Zumbi dos Palmares” encerra atividades do mês da Consciência Negra em Hortolândia

Evento esta marcado para as 19 horas no no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Hortolândia

A medalha “Zumbi dos Palmares” foi entregue na noite de terça-feira, 29 de novembro, no plenário da Câmara Municipal de Hortolândia. A atividade marcou o encerramento do mês da Consciência Negra no município. Foram homenageadas três mulheres: Celina Rocha da Silva, Gilvanete Maria da Conceição e Solange Pereira Cardozo.

As homenageadas foram agraciadas por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 20/2022, de autoria de vários vereadores, aprovado na última sessão ordinária. A medalha Zumbi dos Palmares é entregue todos os anos a moradores de Hortolândia com ações relevantes na promoção da igualdade racial.
O evento contou com a presença do presidente da Câmara, o vereador Paulo Pereira Filho, o Paulão, e dos vereadores Ananias José Barbosa e Eduardo Lippaus. Também estiveram presentes a secretária-adjunta de Governo, Silvania Anizio da Silva; a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia, Mãe Dango, e a diretora de Direitos Humanos de Hortolândia, Marlene Batista.

Promovido pela Prefeitura, o mês da Consciência Negra de Hortolândia contou com a realização de dois webinários de Educação, para relações étnicos-raciais, além de palestra com o Dr. Boaventura Rodrigues Vaz Horta Santy, sobre o tema “Brasil e Guiné-Bissau: Um olhar sobre as dimensões identitárias''. Foi realizada ainda palestra com o Dr. Silvio Matheus Alves Santos, com o tema “Entre o cotidiano e o estrutural: reflexões sobre o racismo”. As palestras podem ser conferidas no canal do Youtube da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Hortolândia.

No dia 19 de novembro a Praça “A Poderosa” recebeu uma série de apresentações, com artistas locais, marcando a celebração pelo Dia da Consciência Negra de Hortolândia. Entre as atrações, destaque para o grupo de samba Fundo de Quintal.