Prefeitura e Puc-Campinas realizam Oficina de Sustentabilidade em Hortolândia

Prefeito Zezé Gomes compareceu ao evento, no Jardim Amanda, na manhã desta quinta-feira (24/11)

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes participou, na manhã desta quinta-feira (24/11), da “Oficina de Sustentabilidade na Cidade”, projeto da Puc-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia. O evento aconteceu no teatro Elizabeth Keller de Matos, no Jd. Amanda, e reuniu cerca de 120 pessoas, entre servidores, secretários municipais, professores da instituição de ensino superior e o ex prefeito de Monte Mor, Rodrigo Maia. A oficina é realizada por meio das secretarias de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica e de Finanças, com o apoio da Escola de Gestão da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal.

O projeto visa despertar os municípios da região para reconhecerem potencialidades, identificarem desafios e traçarem estratégias para atingir metas que garantam melhor qualidade de vida aos cidadãos e às futuras gerações. Visa ainda mostrar a importância do planejar e executar de forma a garantir a sustentabilidade na cidade.

“A oficina tem por objetivo discutir o futuro da nossa cidade. Nosso Governo tem trabalhado no sentido de garantir os investimentos necessários em busca de uma cidade mais humana, sustentável e inteligente. Queremos garantir mais qualidade de vida hoje e para as próximas gerações. Por isso, ter uma cidade mais sustentável é a nossa meta e, tenho certeza, estamos no caminho certo", afirmou Zezé Gomes.

Logo na abertura do evento, o prefeito fez um alerta quanto à importância da volta do uso de máscaras e da vacinação contra a Covid-19. Destacou ainda o papel dos gestores públicos neste momento para sair da rotina, ampliar a visão e as possibilidades que existem, por meio do conhecimento.

Os quatro palestrantes – os professores Cândido Ferreira da Silva Filho, Diego de Melo Conti, Duarcides Ferreira Mariosa e Orandi Mina Falsarella – abordaram temas como Cidades e o Desenvolvimento Sustentável; Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Indicadores na Gestão Sustentável de bacias hidrográficas e Bacias hidrográficas inteligentes utilizando TIC (Tecnologia da Informação e da Comunicação) para minimizar os desafios da Segurança Hídrica.

“Como universidade temos o compromisso de buscar o diálogo de forma a compartilhar os conhecimentos, pensando na realidade das cidades, principalmente, das pessoas. Nosso desafio não está somente nas questões do clima, mas também na comunicação entre os agentes públicos, privados, acadêmicos e sociedade. Esta oficina é o primeiro passo”, ressaltou a coordenadora do Programa de Mestrado em Sustentabilidade da Pus-Campinas, Profª. Bruna Ângela Branchi.

Durante o evento, os presentes puderam conhecer também as práticas do município nas áreas do planejamento e da sustentabilidade. O secretário de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, apresentou os projetos prioritários com foco sustentável e inteligente para a cidade, destacando a importância de planejar. "Pensar no planejamento da cidade é ter responsabilidade também na sustentabilidade, melhorando a qualidade de vida do cidadão e a manutenção para as futuras gerações”, afirmou o gestor.

“Esse evento é muito importante para a expansão do horizonte no tema da sustentabilidade. Essa reflexão e a parceria da academia são imprescindíveis para avançarmos na formulação e implantação das políticas públicas relacionadas a esse tema, cada vez mais urgente para o mundo”, ressaltou a secretária de Finanças, Maria Luisa Denadai.

No evento, houve ainda entrega simbólica de certificados a três dos vinte dois servidores que concluíram o curso de “Elaboração e Gestão de Projetos”, realizado pela Secretaria de Planejamento Urbano e a Escola de Gestão.