Ônibus gratuito será disponibilizado à população de Hortolândia aos finais de semana, até o Natal

Medida vale a partir deste sábado (19/11); objetivo é contribuir com o comércio local neste final de ano

O transporte público coletivo de Hortolândia será gratuito em todos os finais de semana, do dia 19 deste mês até o dia 25 de dezembro e, ainda, na sexta-feira (23/12) que antecede o Natal. Aos sábados e domingos, as linhas municipais não terão tarifa para incentivar os munícipes a comprarem no comércio local. A ação é da Prefeitura, que custeará a tarifa dos usuários de transporte coletivo. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, os veículos, operados pela Viação Lira, circularão nos sábados com horário de dias úteis. Já no domingo, o horário da operação será o dos sábados.

Medida foi adotada no dia da eleição

A gratuidade já havia sido adotada pela Administração Municipal no segundo turno da eleição que aconteceu no mês passado. A cidade contabiliza 22 linhas de ônibus.

"Nosso objetivo é incentivar a população para comprar em Hortolândia e ajudar o comércio da cidade neste final de ano. É importante para a cidade e para a economia local", comenta o secretário de Mobilidade Urbana, Atílio André Pereira.

“Com esta ação, queremos incentivar a população para comprar no comércio de Hortolândia para as festas de final de ano, sem a necessidade de ir até outras cidades da região. Queremos movimentar os estabelecimentos comerciais do município, fortalecendo a economia local entre o final deste ano e o início do próximo ano”, explica o prefeito Zezé Gomes.

Horário do comércio será ampliado

A Associação Comercial e Industrial de Hortolândia (ACIAH) divulgou o calendário com os dias e horários de funcionamento do comércio no mês de dezembro (2022) e também no início de janeiro de 2023. De segunda à sexta, à partir do dia 05 de dezembro até o dia 23, as lojas funcionam das 9h às 22h. Nos sábados 10 e 17 de dezembro, das 9h às 18h. Nos domingos 11 e 18, das 9h às 15h. No sábado (24/12) véspera de Natal, o comércio em Hortolândia funciona das 9h às 17h e fecha no domingo de Natal (25/12).

Na segunda-feira (26/12), o comércio local funciona das 13h às 18h. Do dia 27 a 30 de dezembro, as lojas da cidade abrem das 9h às 18h. No sábado (31/12), das 9h às 13h. Domingo, primeiro dia de 2023, o comércio de Hortolândia estará fechado e retorna na segunda-feira (02/01), das 13h às 18h.