Descerramento de placa marca início da construção de pista de skate em Hortolândia

Parceria entre Prefeitura e Instituto Gustavo Scarpa garante pista de esportes radicais em uma área de 3 mil m2 na região do Rosolém

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes e o jogador de futebol Gustavo Scarpa descerraram nesta segunda-feira, 7 de novembro, uma placa de obras oficializando o início da construção da pista de esportes radicais (skate, patins e bike) de padrão internacional.

A futura pista será construída em uma área de 3 mil m2, ao lado da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Josias da Silva Macedo”, localizada dentro do Parque Socioambiental “Irmã Dorothy Stang”, na região do Rosolém. O projeto conta com a participação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e do Instituto Gustavo Scarpa.

Para o prefeito Zezé Gomes, a construção da pista de esportes radicais é um grande marco na história de Hortolândia e mostra que o trabalho em conjunto, entre Prefeitura e a iniciativa privada, é capaz de garantir lindos frutos para o município. “Essa pista de skate é um sonho do menino Gustavo, que cresceu aqui na região do Rosolém e que hoje se consolida como um dos principais jogadores de futebol do Brasil, atual campeão brasileiro pelo Palmeiras. A partir desse sonho, o Gustavo nos procurou, apresentou o projeto e o Poder Público abraçou. Foi um ano de muito trabalho e que hoje temos a grata satisfação de anunciar o início das obras de construção”, afirmou o prefeito.

Durante o descerramento da placa, Gustavo Scarpa não escondia a sua satisfação de ver o sonho se tornar realidade. “Sou grato demais a Deus, por tudo que estou vivendo. Desejo de todo coração que essa pista de skate ajude muitas crianças, adolescentes e adultos. Que sonhos sejam realizados e, como todos já sabem, skate é vida!”, destacou o atleta.

A pista será construída pela PUG Skateparkes Arquitetura, uma das empresas mais conceituadas no desenvolvimento de pistas de esportes radicais do Brasil e a obra deve ser entregue em dezembro de 2023. O projeto prevê a implantação de complexo esportivo com 2.939 metros quadrados, com três espaços para a prática do esporte (“park area” com 485 m2, “street area” com 1804m2, “solo area” com 254m2) e arquibancada, ao lado da praça de alimentação já existente no local. O projeto arquitetônico do complexo foi elaborado pelo Departamento de Projetos e Orçamentação da Secretaria de Obras.

Na parceria, a Prefeitura entrou com a destinação da área e fará a supervisão da construção e, posteriormente, será responsável pela manutenção e conservação dos bens e desenvolver atividades pedagógicas, como aulas de educação física para alunos da rede municipal. “Com essa parceria, poderemos disponibilizar essa área para a construção de um complexo que vai envolver, não só uma pista de skate, mas também toda uma estrutura lúdica pra gente promover estações de vivências. A própria LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) preconiza que a gente possa diversificar as ações lúdicas para o aperfeiçoamento e a formação dos nossos alunos. Então, esse projeto com o Instituto Gustavo Scarpa está perto do ambiente escolar, de uma área verde, pra gente fazer essa sinergia entre educação ambiental e espaço lúdico. Uma pista de skate com um ambiente educativo é preponderante para fortalecer os eixos da educação municipal hortolandense”, finalizou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes