Trecho de canalização do Jacuba no Jd. Novo Ângulo terá também ciclovia e calçada

Obra de revitalização de área degradada, feita pela Prefeitura de Hortolândia, aproxima-se da reta final

Com o avanço na etapa de canalização do córrego Jacuba, na altura do Jardim Novo Ângulo, equipes da empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia começam a preparar o terreno para a implantação de pista de caminhada e ciclovia. A área em revitalização pela Secretaria de Obras passará a ser um parque linear. O trecho em obras fica próximo à Rua Paulo Francisco Cardoso.

A canalização começa na região do Jd. Novo Ângulo e desce, seguindo o ribeirão, rumo ao Jd. Santa Emília e às Chácaras Reymar. Assim como nas obras de canalização em curso no Jd. Santa Fé e na Vila Real, este canal também terá um “bolsacreto”, sistema de construção com bolsas que servem de proteção das margens, contenção de taludes e encostas.

Dados da Secretaria de Obras mostram que a canalização do córrego já está prestes a ser concluída, pois está cerca de 90% realizada. Os trabalhos começaram no princípio de junho deste ano.

A canalização em concreto, realizada por empresa contratada pela Prefeitura, é do tipo aberta, com extensão de 416 metros. A pista de caminhada terá 427,03 metros e a ciclovia, 421,38 metros. Está prevista ainda iluminação em led em todo trecho do parque.

A obra trará mais qualidade de vida à população local, retirando desta área materiais de descarte irregular e esgoto a céu aberto, criando no lugar um espaço de lazer e convivência, arborizado. “Com a canalização, evitaremos o avanço da erosão das margens do córrego”, afirma o secretário adjunto de Obras, Renato Sarto. Segundo ele, na altura do bairro Chácaras Reymar, havia um ponto de descarte irregular de entulho e lixo orgânico, ação que contribui para a erosão do terreno. Além de prejudicar a vegetação nativa, proteção natural de encostas, estes resíduos e terra são arrastados pela chuva para o córrego.

A obra é realizada com recursos do Banco CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), proveniente de financiamento internacional contrato pela Prefeitura em 2018 para realização de diversas obras de infraestrutura e mobilidade urbana, ações que garantirão a retomada do desenvolvimento econômico da cidade e qualidade de vida para a população.