Serviço de atendimento on-line BiblioZap da Biblioteca Municipal de Hortolândia completa 3 anos

Desde implantação, o canal de comunicação virtual já fez mais de 3.000 atendimentos

As redes sociais facilitam a comunicação entre as pessoas, que conversam entre si por mensagens instantâneas. Em razão da agilidade e praticidade proporcionadas pela tecnologia digital, a Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia, criou o serviço de atendimento via aplicativo WhatsApp, BiblioZap. Nesta semana, o serviço completa três anos. De acordo com a biblioteca, desde que foi implantado, o serviço realizou 3.231 atendimentos. O número do BiblioZap é (19) 98970-7332.

O coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva, destaca que, visto inicialmente como inovação tecnológica, o serviço logo se tornou uma eficiente ferramenta de atendimento on-line aos leitores cadastrados e à população. “Hoje, o BiblioZap é um dos serviços melhor avaliados pelos usuários da biblioteca”, salienta Silva.

Ainda de acordo com o coordenador, do total de atendimentos feitos, praticamente um terço (1.033) foram de solicitação de renovação do prazo de devolução de livros emprestados por usuários da biblioteca. “Esse é o serviço que os leitores mais utilizam no BiblioZap”, reforça o coordenador.

Por meio do BiblioZap, os usuários cadastrados e o público podem também solicitar informações gerais sobre a biblioteca, o link para fazer o COB (Cadastro On-line da Biblioteca), receber a carteirinha digital, agendar uma visita monitorada, dentre outros serviços e demandas.

Outra solicitação com grande procura pelo público no BiblioZap é a doação de livros. Graças ao serviço on-line, a biblioteca responde essa demanda de forma objetiva, otimizando o deslocamento das pessoas que queiram doar livros. “Orientamos os interessados para que, inicialmente, nos enviem fotos dos livros a serem doados. Fazemos uma avaliação preliminar. Caso sejam títulos de interesse para a biblioteca, pedimos para a pessoa trazê-los. Assim, evitamos que os doadores tenham transtornos de locomoção desnecessários para trazer livros que podem não ser aceitos por nós”, explica o coordenador.

A Biblioteca Municipal Terezinha Mendonça de França Duarte está localizada na rua Luiz Camilo de Camargo, 581, região central, no piso inferior do Open Shopping. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.