Aprenda como fazer o doce do momento, o Bentô Cake

Oficina gratuita, realizada pela Prefeitura de Hortolândia, reuniu 25 aprendizes na Cozinha Escola Comunitária, na tarde desta segunda-feira (19/09)

Um delicioso bolinho recheado está fazendo sucesso entre quem curte doces e artigos de confeitaria, na internet e fora dela também. É o “Bentô Cake”, bolo pequeno decorado com mensagens e a imagem de um bonequinho. Ele foi o centro da oficina culinária gratuita que a Prefeitura de Hortolândia realizou na tarde desta segunda-feira (19/09), na Cozinha Escola Comunitária da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, localizada no Jd. Novo Ângulo.

A oficina reuniu 25 participantes, que vieram aprender a receita de origem japonesa com a gastrônoma voluntária Marina Ramos dos Santos. A receita completa pode ser lida no arquivo anexo.

Quem estava lá se surpreendeu com o resultado. Uma das aprendizes foi a confeiteira Beatriz Romão da Silva, de 24 anos, moradora do Jd. Novo Ângulo, que tem participado de todas as oficinas da Cozinha Escola, neste ano. “Gostei muito! Soube da oficina pelo site da Prefeitura e me inscrevi. São oficinas gratuitas, perto de casa, sempre tem algo a aprender. Eu recomendo. Eu já tinha feito a receita antes, mas teve coisas novas: o jeito de cortar, os recheios que ela usou e também a faca que a gente pode usar como espátula”, comentou ela, que já atua na área da confeitaria.

Outra participante foi a moradora do Res. São Sebastião, Isabela Fonseca Crespim, de 20 anos, que compareceu junto com a mãe, Lidiane, de 40 anos. Embora trabalhem atualmente em outras atividades, ambas já trabalharam na área e gostaram de aprender uma nova receita. “Eu gostei de participar. Nunca tinha feito este bolinho. Recomendo as oficinas”, afirma Isabela, que também aprendeu um pouco sobre precificação. Para cada bolinho de 250 gramas gasta-se entre R$ 3,00 e R$ 4,00. Ele pode ser vendido por até R$ 17,00, considerando-se, além dos materiais, o tempo para a decoração.

A Cozinha Escola faz parte do Departamento de Segurança Alimentar da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura. Informações sobre as oficinas podem ser obtidas por meio do telefone do Banco de Alimentos: (19) 3845-6630, em dias úteis, das 8h às 17h.