Professores da rede municipal de Hortolândia recebem formação sobre software Conecte

Sistema Educacional, em implantação pela Prefeitura, disponibilizará à família acesso remoto ao diário de classe do aluno

Começaram, neste mês, as formações gratuitas sobre o sistema Conecte, em implantação pela Prefeitura de Hortolândia. A ação da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é voltada aos professores da rede municipal de Ensino. Quando estiver em funcionamento, o Sistema Educacional terá diversas funcionalidades, dentre elas a de permitir que o pai, a mãe ou o responsável pelo aluno matriculado em alguma unidade da rede municipal de ensino acompanhe, do computador de casa ou mesmo do celular, a frequência do estudante na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou na EJA (Educação de Jovens e Adultos). O software (programa de computador) foi criado por uma empresa contratada pela Administração Municipal e passa por testes desde abril deste ano, sendo monitorado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia.

Os primeiros professores a receberem a formação foram os da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Jd. Santa Clara do Lago I, no último dia 12 deste mês. Nesta segunda-feira (19/09), foi a vez dos que ensinam na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Richard Chibim Naumann, no Jd. Interlagos.

Os participantes aprovaram a novidade. “Tendo essas formações, os professores têm uma melhor qualidade no ensino. Hoje, a tecnologia faz parte de todo o sistema, então acredito que essa plataforma digital vai agregar muito na questão das aprendizagens, tanto dos professores quanto dos alunos”, afirma a professora Cinthia Domingues de Godoy.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, quando o sistema estiver completamente implantado, as aulas que fazem parte do Currículo Municipal estarão disponíveis na plataforma. “Contaremos também com um ambiente próprio para encontros virtuais, que poderá ser usado para conversas com os pais, realização de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo), ou até mesmo aulas remotas, de todas as disciplinas. Será possível também fazer parte de um ambiente virtual chamado ‘Metaverso’, onde os usuários poderão criar avatares digitais e passear virtualmente pelo ambiente escolar. Os professores também poderão postar, no novo ambiente, conteúdos de suas disciplinas, provas e atividades, além da existência de uma biblioteca virtual onde os alunos terão acesso”, explica a diretora Jane Aparecida Nery de Carvalho, do Departamento de Ciência e Tecnologia.

Conheça as outras funcionalidades do “Conecte”

Entre as facilidades a serem disponibilizadas à comunidade escolar pelo “Conecte” estão o diário de classe virtual, salas de reunião online e o sistema de atribuição de classe/aulas aos professores municipais. O currículo próprio da educação do Município também estará disponível no sistema para que os profissionais da área o acessem e utilizem todo o conteúdo produzido por eles mesmos.

O objetivo é que o sistema educacional atenda às necessidades de todas as áreas da secretaria de Educação Ciência e Tecnologia. A equipe gestora de cada unidade escolar ficará responsável pela gestão individual da plataforma, relativa à sua escola.