Prefeitura de Hortolândia reforça importância de crianças serem vacinadas contra Poliomielite

Autoridades sanitárias internacionais alertam sobre ocorrência de casos da doença registrados em diferentes países

Você ainda não levou suas crianças para serem imunizadas contra a Poliomielite? Então, fique atento e proteja a saúde dos seus pequeninos. A Prefeitura de Hortolândia reforça que a campanha de vacinação contra a doença vai até o dia 30 deste mês. A vacinação é feita, das 8h às15h30, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A Administração Municipal alerta famílias e responsáveis sobre a importância de vacinar as crianças contra a Pólio diante do risco do ressurgimento da doença no Brasil com a entrada de pessoas oriundas de países onde o vírus causador da doença continua a circular.

Conforme nota técnica enviada pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estadual para as Secretarias de Saúde municipais, autoridades sanitárias internacionais alertam que a Poliomielite continua endêmica em países da Ásia (Paquistão e Afeganistão). Além disso, casos recentes da doença foram registrados em países da África (Malawi) e do Oriente Médio (Israel) nos quais a Pólio estava erradicada. A nota também alerta para o cenário de insegurança sanitária verificado na Ucrânia em decorrência do conflito militar no qual o país está envolvido. Essa situação pode contribuir para a ocorrência de várias doenças transmissíveis naquele país, dentre as quais a Poliomielite.

Diante de todos esses fatos, a Secretaria de Saúde reforça a orientação para que as famílias e responsáveis levem suas crianças para serem vacinadas contra a Poliomielite. A Secretaria de Saúde alerta que a adesão à campanha está baixa. A campanha é para crianças de 1 a 4 anos. A meta é imunizar 95% ou mais da população infantil da faixa etária estipulada. A Secretaria de Saúde ainda orienta para pessoas que, porventura, estejam com viagem marcada para algum dos países onde há ocorrência da Pólio para que atualizem sua vacinação contra a doença.

Paralisia de membros inferiores

A coordenadora do programa de imunização da Secretaria de Saúde, Ana Paula Fernandes, explica que crianças que já tenham recebido as três doses da VIP (vacina inativada Poliomielite), que é aplicada com seringa, podem ser vacinadas na campanha com a VOP (vacina oral Poliomielite), que é a vacina em gotas. As crianças devem receber as doses da VIP com dois meses de idade (1ª dose), quatro meses (2ª dose) e seis meses (3ª dose). Caso a criança esteja faltante com alguma das doses da VIP, deve completar a imunização da VIP para poder receber a VOP.

“Caso a criança não seja vacinada, ela corre o risco de contrair a doença. O principal sintoma é a paralisia dos membros inferiores, que é a paralisia flácida aguda”, alerta Ana Paula. Por causa das campanhas massivas de vacinação contra a Poliomielite realizadas nas décadas anteriores, o Brasil não tem nenhum caso da doença desde 1989.